Matthew Perry Matthew Perry. Foto: Reprodução/Getty Images

5 momentos inesquecíveis de Matthew Perry em Friends

Bia Pattoli
Por Bia Pattoli

Uma homenagem do Music Non Stop ao eterno Chandler

Matthew Perry alcançou algo que poucos atores alcançam: um status de ícone por conta da sua atuação em um personagem. Afinal, foi por conta da sua atuação em Friends que ele, bem como o restante do elenco, viu suas vidas mudarem.

Estamos falando de um nível de fama e sucesso que é difícil de traduzir nos dias de hoje. A série estreou em 22 setembro de 1994, em um mundo pré-internet, e fez tanto sucesso que mesmo quem nunca parou pra assistir, em algum momento, foi impactado por ela.

Por isso, a morte de Perry, aos 54 anos, veio como uma notícia trágica e chocante. Agora, nada mais apropriado do que homenagear esse ícone da TV pop dos anos 90/00 com cinco de seus melhores momentos como o eterno Chandler.

1 – Chandler preso no banco com a modelo e Victoria Secret’s Angel, Jill Goodacre (S01E07)

Logo na primeira temporada, a top model Jill Goodacre fez uma participação como ela mesma. No episódio, ela e Chandler ficam presos na área dos caixas eletrônicos em um banco depois de um apagão.

Primeiro, ele fica desesperado, mas ao encarar a modelo, sua reação muda — ele vê a situação como uma oportunidade para se dar bem. Mas, Chandler sendo Chandler, a ansiedade toma conta. O que presenciamos em seguida é o áudio do seu monólogo interno sobreposto à cena enquanto ele tenta driblar a situação.

O que vemos é uma série de interações curtas e bizarras entre os dois até que eles finalmente conseguem quebrar o gelo. Mas até chegar nesse ponto, a atuação corporal e facial de Perry enquanto apenas ouvimos seus pensamentos é um show à parte.

2 – Chandler desencadeia um efeito dominó de vouyerismo (S01E13)

Depois de entrar sem avisar no apartamento das minas, Chandler assusta Rachel (Jennifer Aniston), que tinha acabado de sair do banho, ao flagrá-la seminua. Ao tentar se cobrir com uma manta de crochê, ao invés de olhar pro lado, ele avisa que ainda consegue “ver a área”.

A situação desencadeia toda uma reação, já que Rachel resolve se vingar e resolve flagrá-lo no banho. Mas ela erra o timing e flagra Joey, que então resolve se vingar, mas flagra Monica, que por sua vez, acaba flagrando o pai de Joey!

Sem dúvidas, a melhor fala é a de Chandler para Rachel: “Desculpe, a minha coisa estava lá comigo”.

3 – A vingança de Susie Moss, interpretada por Julia Roberts (S02E13)

Susie Moss (Julia Roberts) reconhece seu ex-colega de escola Chandler na rua, e começa a dar em cima dele. Tudo parece estar indo absurdamente bem, tanto que o protagonista acredita que encontrou a mulher da sua vida.

Um belo dia, um pouco antes de saírem para um restaurante, ela consegue convencê-lo a usar uma de suas calcinhas ao invés da cueca. Já no restaurante, ela vai além e convence ele de irem ao banheiro darem uns amassos. Ela faz ele se despir, rouba suas roupas e a verdade vem à tona — tudo não se passava de um maquiavélico plano de vingança por uma brincadeira maldosa da quarta série.

Chandler é salvo por Ross (David Schwimmer) e Joey (Matt LeBlanc), e consegue se cobrir com a porta da cabine do banheiro.

Na vida real, o resultado foi além — foi depois desse episódio que Matthew e Julia começaram um romance.

4 – O bate-boca com a porta (S09E06)

Quando Monica (Courtney Cox) diz a Chandler que um colega de trabalho é “o cara mais engraçado que ela conhece”, ele imediatamente se sente ameaçado: ser engraçado é o lance dele!

Tomado por ciúmes, o personagem de Perry decide entrar no apartamento vizinho e surpreender a esposa com seu humor e inteligência sagaz. Mas no caminho, ele tem esse “diálogo” furioso com a porta de casa e, antes de reconhecer a idiotice da situação, diz: “O que você sabe? Você é uma porta. Você só gosta de piadas de toc-toc”.

A situação é tão inusitada que dá para ver o ator saindo do personagem por um breve momento e caindo no riso sozinho.

5 – Chandler entrega a última fala da série (S10E18)

Após a morte de Perry, a cena final de Friends, transmitida em 2004, parece ter um peso ainda maior. Chandler e Monica tinham tido gêmeos e estavam prestes a começar uma nova vida no subúrbio. Todos os outros também estavam prontos para seguir em frente. O apartamento estava vazio e não havia mais nada a fazer, senão dizer adeus.

Enquanto eles partem, Rachel pergunta se há tempo para um último café. Com isso, Chandler conta a última piada: “Onde?”.

Aparentemente, a frase foi improvisada por Perry, e referia-se ao cenário do Central Perk — o famoso café da série — já ter sido desmontado. Não havia nenhum lugar para eles irem.

Tomorrowland Bélgica
Você também vai gostar de ler Por que e como o Tomorrowland surgiu na Bélgica