Hobbiton

Dia da Toalha. Para nerds que gostam de viajar, indicamos os destinos para os amantes da cultura Geek

Por Music Non Stop

Nerd também viaja!! Indicamos nove destinos ideias para os amantes da cultura Geek

Colaboração de Carolina Peres.

No dia 25 de maio comemora-se do Dia do Orgulho Nerd, (ou o Dia da Toalha) que pega carona com dois grandes símbolos da cultura pop: o legado de Douglas Adams, o autor da série literária O Guia do Mochileiro das Galáxias e o início da aventura de Luke Skywalker em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Há quem conheça a data como Dia da Toalha, nome que surgiu graças a trama de ficção-científica cômica escrita por Adams. Nos livros do Mochileiro das Galáxias, a toalha é apresentada como um objeto fundamental para qualquer herói, já que tem utilidade em diversas situações.

A data com esse nome surgiu em 2001, pouco depois da morte do escritor no dia 11 de maio, quando alguns fãs resolveram homenageá-lo ao sair às ruas com uma toalha pendurada no ombro ou na mochila.

Já o Dia do Orgulho Nerd começou em 2006, quando um grupo de apreciadores de cultura pop da Espanha decidiu mostrar que não há vergonha nenhuma em assumir suas nerdices.

No embalo desse dia tão diferente e importante para o entretenimento, vale a pena criar aquela desculpinha que faltava para uma viagem inesquecível. Ainda mais agora, que as viagens para fora do Brasil voltaram a ser uma realidade e as passagens internacionais estão bem convidativas para férias muito mais que merecidas.

1 – Comic Con Experience

Criada aos moldes da Comic Con de San Diego, nos Estados Unidos, a Comic Con Experience acontece em São Paulo desde 2014.

Logo no primeiro ano, a CCXP trouxe grandes atrações e convidados, como Jason Momoa (AquamanGame of Thrones) e Sean Astin (Os GooniesO Senhor dos Anéis).

Com o passar das edições, o evento foi ficando cada vez mais grandioso até se tornar um dos maiores encontros culturais do planeta.

Por causa da pandemia, os últimos dois anos tiveram versões virtuais. Em 2022, a CCXP acontece de 1 a 4 de dezembro.

CCxP

foto: divulgação / Ariel Martini

2 – Islands of Adventure

Islands of Adventure é um parque temático que fica dentro do Universal Orlando Resort, na Flórida, EUA.

Destino geek número 1 no mundo, o local comporta atrações únicas de vários universos da cultura pop, incluindo Jurassic ParkKing KongHarry PotterMarvelO Continente Perdido e os personagens do Dr. Seuss.

Para as pessoas que gostam de brinquedos aquáticos, a dica é aproveitar o espaço Toon Lagoon.

Island of Adventure

foto: divulgação

3 – Hobbiton

Quem ama os personagens criados por J. R. R. Tolkien precisa conhecer o Hobbiton, na Nova Zelândia.

O local é o cenário original da vila dos Hobbits nos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Rodeado por muita vegetação e ar fresco, o set recebe visitantes do mundo inteiro e oferece diferentes opções de tour, com passeios apenas para conhecer a propriedade ou participação em eventos especiais, como o Dia Internacional do Hobbit, Festival da Cerveja de Hobbiton e o Festival de Inverno. Além de uma viagem inesquecível pelo mundo da fantasia, você irá descobrir um país mágico. A dica é optar por um pacote de viagem. Assim, sua preocupação fica só com montar o roteiro.

Hobbiton

foto: divulgação

4 – Star Wars: Galaxy’s Edge

Essa experiência de Star Wars fica dentro do parque da Disney, em Orlando – que também merece a visita de todo nerd e/ou fanático pelo mundo originado por Walt Disney.

Quem vai ao Galaxy’s Edge tem o privilégio de viver experiências que vêm direto dos longas de George Lucas, como pilotar a Millennium Falcon e se juntar à batalha da Resistência contra a Primeira Ordem.

As lojas deixam qualquer fã maluco, já que permitem que cada um personalize o seu próprio sabre de luz e droid, além de vender outros produtos licenciados, como camisetas, canecas, action figures, roupas, etc.

Star Wars Galaxy's Edge

foto: divulgação

5 – Museu Nacional do Videogame

Localizado em Frisco, no Texas (EUA), o Museu Nacional do Videogame preserva a história da indústria dos games ao guardar consoles antigos, fliperamas, documentos, imagens, esculturas, etc.

Dentro do espaço há uma galeria de arte, um complexo de salas com fins educacionais e uma exibição de trens em miniatura, administrados pelo Museu da Ferrovia Americana.

Os visitantes também podem, é claro, jogar alguns jogos enquanto estão por lá.

National Videogame Museum

foto: divulgação

6 – Museu Ghibli

As obras do Estúdio Ghibli, criado por Hayao Miyazaki, trazem uma nova camada à cultura pop, já que entregam um aspecto todo especial de sentimentalismo com suas histórias profundas, personagens complexos, criaturas místicas e artes impossíveis de esquecer.

Localizado no oeste de Tóquio, no Japão, o Museu Ghibli foi inaugurado em 2001. Funciona como uma exposição de arte, com ambientes inspirados nos filmes e exibições sazonais exclusivas.

O Saturn Theater é um pequeno cinema que fica dentro do museu, com apenas 80 lugares. Além dos filmes clássicos do estúdio, o público também pode assistir curtas originais de personagens conhecidos e desconhecidos pelo grande público.

Para apresentar o espaço, Miyazaki escreveu um poema sobre o tipo de museu que ele quer apresentar ao mundo: “Um museu interessante e que relaxa a alma”.

Balao do Totoro no Museu Ghibli

imagem: divulgação

7 – Nintendo World

A Nintendo World é uma loja oficial da Nintendo que fica em Nova York.

Lá, os fãs de games podem comprar jogos, consoles e colecionáveis, mas a loja também serve como uma espécie de museu, já que comporta vários artigos e cenários originais.

Mesmo quem não é fanático vai se divertir com as figuras de Super Mario Bros espalhadas por toda parte.

Nintendo World

foto: divulgação

9 – Escape 60

Para fechar com outra opção brasileira, o Escape 60 é uma casa de jogos adultos com salas temáticas em que os participantes devem seguir pistas e completar desafios para conseguir sair. Em outras palavras, é um escape room.

Com unidades em Moema e na Vila Olímpia, em São Paulo, é o programa perfeito para quem gosta de jogos online de RPG – principalmente dos gêneros de suspense e terror.

escape 60

foto: reprodução Youtube

× Curta Music Non Stop no Facebook