Shakira A foto que rendeu recorde a Shakira. Reprodução

10 anos antes de se apresentar na final da Copa América, Shakira conquistava recorde com a Copa do Mundo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Foto publicada no Maracanã a transformou na primeira pessoa a atingir cem milhões de likes nas redes sociais

Shakira não deu muita sorte ao seu país na final da Copa América 2024, transmitida último domingo (14), para todo o mundo. A colombiana fez uma apresentação bastante elogiada no intervalo da partida originalmente marcada para as 21 horas (horário brasileiro), mas que precisou ser adiada por causa de quase 90 minutos de atraso, graças a um tumulto causado pela tentativa de invasão ao Hard Rock Stadium, em Orlando, por apaixonados torcedores que não haviam conseguido ingresso para a final. A partida acabou com vitória da Argentina na prorrogação, por 1×0.

Para um estádio completamente lotado, a cantora declarou seu amor à Colômbia e saudou ambas as torcidas, na língua natal, em apresentação que durou sete minutos. No entanto, se para sua seleção o resultado não foi dos melhores, para ela, o futebol tem dado ótimos frutos. A imprensa internacional e os fãs saudaram a qualidade do show que obedeceu ao padrão Shakira, tecnicamente completo e esbanjando carisma.

O curioso é que sua aparição na Copa América se deu praticamente dez anos após outro mega evento futebolístico que rendeu um novo recorde à artista. Em 13 de julho de 2014, Shakira cantou na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo no Brasil. Dias depois, publicou uma foto em sua conta no Facebook, no gramado do estádio do Maracanã vazio, onde mais tarde rolaria a grande final. A foto rendeu mais de 3,5 milhões de likes, fazendo com que ela fosse a primeira na história da internet a alcançar a marca de cem milhões de likes nas redes sociais, colocando-a no livro dos recordes.

O futebol é o esporte mais popular na América do Sul, e a Colômbia, dona de uma das torcidas mais apaixonadas da região. A artista, em 2014, já era uma das grandes divas pops do planeta (tendo, inclusive, emplacado o hit da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul: Waka Waka . Junte as duas coisas e temos um grande sucesso na internet.

Shakira

A foto que rendeu recorde a Shakira. Reprodução

A coincidência se transforma em lição. Quando Shakira precisar dar um grau em sua carreira, basta conseguir mais um show em algum outro campeonato. E para quem acha que a cantora só tem olhos para o futebol, ledo engano: a colombiana já se apresentou nos intervalos do Super Bowl (final do futebol americano), NFL All Stars (basquete) e Copa Davis (tênis).

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.