Adele Adele. Foto: Reprodução

Adele copiou “Mulheres”? Ação de músico brasileiro contra a cantora começa a tramitar na justiça

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

Toninho Geraes acusa a estrela britânica de plágio em canção que teria copiado o famoso samba interpretado por Martinho da Vila

A ação do cantor e compositor brasileiro Toninho Geraes, na qual acusa Adele de plágio, começou a tramitar na justiça nesta semana. A informação é do Blog do Ancelmo Gois, no O Globo.

Toninho e sua equipe jurídica entendem que Million Years Ago, canção da estrela britânica lançada em 2015, copia Mulheres, samba de Geraes que ficou famoso na voz de Martinho da Vila, em 1995.

De acordo com o Blog, o músico pede o veto à reprodução de Million Years Ago, “com a retirada de todos os fonogramas das diversas ferramentas de reprodução”, além de uma indenização de “danos morais de R$ 200 mil e materiais sobre receitas recebidas nos últimos anos”.

Em entrevista ao UOL realizada em 2021, Fredímio Trotta, advogado de Toninho Geraes que também é músico, revelou que teve a ideia de fazer uma sobreposição das faixas na voz de uma cantora, para se aproximar do tom de Adele.

“Contratei uma cantora para ela cantar as duas músicas sobrepostas. No mesmo tom, andamento e com a base instrumental da Adele, no estilo pop. O plágio ficou mais perceptível ainda, principalmente nos 40 segundos finais”, contou.

Compare as duas canções:

Errata: Million Years Ago foi lançada em 2015, não 2020, como constava na versão original desta publicação.

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.