Foto: ReproduçãoVocê sabia? Novo prefeito de Nova Iorque teve carreira no rap
Antes de ficar conhecido como político, Zohran Mamdani foi Mr. Cardamom, um “rapper família”
Recém-eleito prefeito de Nova Iorque, o jovem Zohran Kwame Mamdani, 34, já foi melhor conhecido como Mr. Cardamom, um “rapper família”. Fiel às suas raízes, já que na Índia muçulmana a relação entre pais e filhos é bem mais calorosa e próxima do que a dos estadunidenses, passou a fazer uma espécie de rap étnico na Big Apple, contando como é ser um imigrante naquela cidade. Cardamomo, planta da família do gengibre, é uma das especiarias aromáticas usadas na culinária de seu país de origem.
A família é chegada ao mundo das artes. Em 2016, Cardamom escreveu a trilha sonora para um filme dirigido por sua mãe, a cineasta Mira Nair, chamado Queen of Katwe. Um ano mais tarde, compôs seu maior hit, dedicado à avó, chamado Nani. O videoclipe traz como protagonista a própria vovó, a ótima atriz Madhur Jaffrey, também de descendência indiana.
O artista chegou a fazer um barulho na cena novaiorquina com sua música. A ponto de se apresentar em 2017, ao lado do parceiro ugandense HAB, no hypadíssimo festival Nyege Nyege, realizado anualmente nas florestas de Uganda, com artistas de todo o mundo. Apesar das conquistas, Mr. Cardamom precisou parar com a carreira — para virar prefeito de Nova Iorque.
A transição rolou em 2020, quando Zohran Mamdani foi eleito para a Assembleia Estadual de Nova Iorque. Ainda vivia dos louros de Nani, seu maior sucesso. A partir dali, a política tomou conta de seu tempo. Se filiou à Democratic Socialists of America (DSA) e adota uma plataforma progressista focada em habitação, transporte, reforma policial e propriedade pública de serviços.

Indo na contramão de uma país que vê o crescimento da perseguição a imigrantes, a cidade deu seu recado: “aqui, somos progressistas”. Dentre as promessas de campanha de Mamdani, estão o congelamento de aluguel em unidades reguladas, ônibus gratuitos e creche pública universal.
Se quando entrou para o rap, Zohran não esqueceu de suas raízes familiares, ao se tornar prefeito, também não se esqueceu de sua trajetória no rap!


