Zohran Mamdani - Mr. Cardamom Foto: Reprodução

Você sabia? Novo prefeito de Nova Iorque teve carreira no rap

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Antes de ficar conhecido como político, Zohran Mamdani foi Mr. Cardamom, um “rapper família”

Recém-eleito prefeito de Nova Iorque, o jovem Zohran Kwame Mamdani, 34, já foi melhor conhecido como Mr. Cardamom, um “rapper família”. Fiel às suas raízes, já que na Índia muçulmana a relação entre pais e filhos é bem mais calorosa e próxima do que a dos estadunidenses, passou a fazer uma espécie de rap étnico na Big Apple, contando como é ser um imigrante naquela cidade. Cardamomo, planta da família do gengibre, é uma das especiarias aromáticas usadas na culinária de seu país de origem.

A família é chegada ao mundo das artes. Em 2016, Cardamom escreveu a trilha sonora para um filme dirigido por sua mãe, a cineasta Mira Nair, chamado Queen of Katwe. Um ano mais tarde, compôs seu maior hit, dedicado à avó, chamado Nani. O videoclipe traz como protagonista a própria vovó, a ótima atriz Madhur Jaffrey, também de descendência indiana.

O artista chegou a fazer um barulho na cena novaiorquina com sua música. A ponto de se apresentar em 2017, ao lado do parceiro ugandense HAB, no hypadíssimo festival Nyege Nyege, realizado anualmente nas florestas de Uganda, com artistas de todo o mundo. Apesar das conquistas, Mr. Cardamom precisou parar com a carreira — para virar prefeito de Nova Iorque.

A transição rolou em 2020, quando Zohran Mamdani foi eleito para a Assembleia Estadual de Nova Iorque. Ainda vivia dos louros de Nani, seu maior sucesso. A partir dali, a política tomou conta de seu tempo. Se filiou à Democratic Socialists of America (DSA) e adota uma plataforma progressista focada em habitação, transporte, reforma policial e propriedade pública de serviços.

Indo na contramão de uma país que vê o crescimento da perseguição a imigrantes, a cidade deu seu recado: “aqui, somos progressistas”. Dentre as promessas de campanha de Mamdani, estão o congelamento de aluguel em unidades reguladas, ônibus gratuitos e creche pública universal.

Se quando entrou para o rap, Zohran não esqueceu de suas raízes familiares, ao se tornar prefeito, também não se esqueceu de sua trajetória no rap!

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.