
Radiohead de volta? Empresário doa ingressos de shows a ONG
Abertura de empresa no nome dos integrantes do grupo britânico — em hiato desde 2018 — já havia deixado os fãs em polvorosa
Pistas de que o Radiohead está voltando à ativa após sete anos em estado de hibernação estão aparecendo rapidamente, deixando os fãs da banda em polvorosa. A mais recente foi uma oferta de doação de quatro ingressos para shows da banda, “à escolha do ganhador”, para uma ONG que arrecada fundos para vítimas dos incêndios em Los Angeles. Ora, se o próprio empresário da banda fez esta doação, é porque tem uma turnê prestes a ser anunciada, não é mesmo?

A recente entregada coincide com a descoberta de uma empresa recém-aberta, formada pelos cinco integrantes da banda, pelo site Pitchfork, há poucos dias. O novo business sugere que algo (disco novo?) está a caminho, a não ser quer o CNPJ seja para uma nova loja de paletas mexicanas ou uma locadora de VHS.
As notícias causam fricotes à imensa massa de cultuadores de uma das mais visionárias bandas da década de 90. É como olhar pela janela do prédio e ouvir sirenes e gente correndo para todos os lados, sem saber o motivo. Há pânico. Mas no caso das expectativas geradas, tanto pela generosidade do empresário da banda, quanto da nova empresa aberta, é um pânico pra lá de gostoso.
Como é comum na vida da banda de Thom Yorke, tudo é feito meio na surdina. Mas é importante lembrar que, antes de sair lançando material com seu projeto The Smile, ao lado de Johnny Greenwood e Tom Skinner, de 2016 (mesmo ano do último disco do Radiohead, A Moon Shaped Pool), o músico também abriu uma LLP, que é uma espécie de empresa limitada (LTDA) aqui no Brasil para concentrar as receitas e contratos de shows royalties. Por mais dúvidas que o motivo da nova empresa ainda gerem, a distração (ou estratégia) do empresário do grupo ao doar quatro ingressos para shows futuros entregou a receita do bolo.

Que venha o novo Radiohead — e que passem pelo nosso país!