Weezer Weezer. Foto: Reprodução

Weezer terá comédia com Jack Black e Keanu Reeves no papel de vilão

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Mocumentário da banda foi anunciado pelo vocalista Rivers Cuomo em show no Coachella

Você sabe o que é um mocumentário? Trata-se de um filme um série de comédia misturando ficção e realidade. A palavra, que vem do inglês — mocumentary —, é uma junção de “mock” (“gozação”) e “documentário”, ou seja: a narrativa da obra finge ser a de uma história real, mas a zoação começa quando muitos dos fatos, na real, jamais existiram.

A indústria do cinema já produziu obras-primas do gênero, como em It’s All Gone Pete Tong, por exemplo. Um “documentário” sobre um DJ superstar fictício que abusa na chapação e acaba surdo. No filme, nomes como Zoe Ball, Tiësto e Carl Cox aparecem dando depoimentos sobre o talento do DJ fictício Frankie Wilde. Já em The Rutles, filme lançado pela icônica trupe Monty Python, um longo filme com cara de programa televisivo conta a história de uma banda de Liverpool que conquistou o mundo, desde seu nascimento até a separação. Sim, uma paródia descarada dos Beatles.

A mais nova banda a entrar na onda é o Weezer. Durante o show no último Coachella, Rivers Cuomo anunciou ao público que uma película misturando fatos reais, ficção e comédia está sendo produzida, ainda sem data para lançamento. Mas o projeto não é pequeno: no casting, além de fãs reais do grupo, estão nomes como Jack Black e Keanu Reeves, dois atores cujas carreiras estão mergulhadas no mundo da música.

Jack conseguiu tocar no Rock in Rio com uma banda surgida dentro de um filme — Tenacious D – Uma Dupla Infernal —, a Tenacious D. Lançado em 2006, o filme conta a história de uma dupla que parte em busca de uma palheta de guitarra feita com o chifre do demônio, garantindo fama e dinheiro a quem a possuir. Aberta a porteira, Black já participou de inúmeras obras em que rock e ficção estão relacionados.

Keanu Reeves, além de superastro do cinema, é também rockstar no chamado “midstream”, o mundo das bandas de médio porte. Seu grupo se chama Dogstar e já tem três álbuns lançados. Os shows rolam quando Reeves está de férias nas gravações. Na comédia, Keanu e sua banda (real) serão rivais mortais do Weezer, e caberá ao ator fazer o papel de vilão na trama.

Além da dupla, o filme — que, segundo a Billboard, deve se chamar Weezer: Security Threat — ainda contará com Juliette Lewis (outra que passeia bastante entre o cinema e a música), Eric Andre, Johnny Knoxville (o cara do Jackass) e Ben Schwartz.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.