Måneskin Foto: Reprodução/Internet

Saiba mais sobre o Måneskin, grupo que faz shows no Brasil nesta semana

Matheus Henrique Pires
Por Matheus Henrique Pires

Um ano depois do Rock in Rio, quarteto retorna ao país em turnê do álbum RUSH!

Tido como uma das principais bandas de rock surgidas nos últimos anos, o Måneskin desembarca em terras brasileiras nos primeiros dias de novembro, agora como parte da turnê mundial de seu mais recente álbum, RUSH!.

Nesta quarta-feira (1º) os italianos se apresentam no Rio de Janeiro, no Qualistage, enquanto que na sexta-feira (03), vão a São Paulo para um show no Espaço Unimed.

É a segunda passagem do quarteto pelo Brasil em menos de dez anos de carreira, e a primeira 100% solo. Em setembro de 2022, passaram pelas mesmas cidades e quase que pelas mesmas casas, com a diferença de que, na capital carioca, foram uma das atrações do Palco Mundo do Rock in Rio, na mesma noite de nomes como Guns N’ Roses e Offspring.

Terceiro disco de estúdio do grupo, RUSH! foi lançado em janeiro, pela Epic Records. Com nomes como Max Martin (Backstreet Boys, N’Sync) na produção e composição das faixas, e participação de Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) na música GOSSIP, o LP figurou entre os 20 mais vendidos (18º) na parada de álbuns norte-americana, além de conseguir um 5º lugar na parada britânica em sua semana de lançamento — ambos, feitos inéditos para o Måneskin.

Os shows no Brasil acontecem dias antes do lançamento de RUSH! (Are U Coming?), uma nova versão do disco que conterá cinco músicas a mais, prevista para o dia 10. Uma delas é o single HONEY (Are U Coming?), que a banda apresentou em setembro no MTV Video Music Awards, nos Estados Unidos.

Måneskin

O Måneskin foi formado oficialmente em 2016, em Roma, na Itália, por três amigos de colégio — Damiano David (vocalista), Thomas Raggi (guitarrista) e Victoria de Angelis (baixista) — e um baterista (Ethan Torchio) encontrado após anúncio de procura no Facebook. Após performances nas ruas da cidade, atraíram a atenção da mídia italiana ao participar da versão do país do programa The X Factor no ano seguinte.

O primeiro álbum de estúdio, Il ballo della vita, sairia em 2018, contendo, em sua maioria, músicas no idioma natural dos integrantes. Três anos depois, o quarteto despontou internacionalmente após representar a Itália no Eurovision de 2021, de onde saiu vencedor com a música Zitti e buoni — posteriormente, lançada no segundo disco, Teatro d’ira: Vol. I, de março do mesmo ano.

Com o sucesso de Zitti e buoni e também I Wanna Be Your Slave (uma das primeiras cantadas em inglês, que posteriormente ganhou versão com Iggy Pop), tornaram-se o primeiro grupo italiano a aparecer no top 10 de singles mais vendidos do Reino Unido.

Outro hit foi o cover de Beggin, originalmente gravada pelo The Four Seasons. A canção foi tocada pelo Måneskin no X Factor italiano, e já havia sido lançada no EP Chosen (2017), mas foi redescoberta pelo público em 2021 (mesmo ano da vitória no Eurovision) após viralizar em vídeos no tiktok. Isso levou a versão do quarteto a atingir o topo das paradas de países como Alemanha, Holanda e Suíça.

Serviço

Måneskin no Rio de Janeiro

Data: 1º de novembro, quarta-feira

Local: Qualistage – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Horário: 22h

Ingressos: a partir de R$ 400,00 via Live Pass

Måneskin em São Paulo

Data: 03 de novembro, sexta-feira

Local: Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, São Paulo/SP

Horário: 22h

Ingressos: esgotados