
Em protesto contra a IA, mais de mil artistas gravam álbum em silêncio
Is This What We Want? traz assinatura de gigantes como Kate Bush e Damon Albarn, além de membros de Radiohead, Jamiroquai e The Clash
A guerra entra entre robôs e seres humanos já é uma realidade. Pelo menos no mundo da música. Um novo protesto foi lançado nesta terça-feira (25), onde mais de mil artistas assinam um álbum para denunciar o impacto que a Inteligência Artificial pode causar na indústria musical. No disco, não tem uma só música, mas silêncio gravado dentro de estúdios fechados.“É Isso o Que Nós Queremos?” (Is This What We Want?, nome original) foi assinado por gigantes como Kate Bush, Damon Albarn e Hans Zimmer, além de integrantes de grupos como Radiohead, Jamiroquai, The Clash e Bastille, serve para botar medo nos responsáveis por regular a forma como a IA pode ser usada em criações musicais.
Vale aqui o mesmo lembrete, sempre repetido em nossas matérias sobre o assunto. Os algoritmos não criam efetivamente, mas pesquisam entre milhares de fontes existentes na internet para replicar algo irreconhecível como cópia, tamanha sua capacidade de acesso super-rápido a todo o universo de material já gravado (por seres humanos).
Artistas vêm batendo na tecla de que cada empresa de Inteligência Artificial publique um relatório sobre de onde veio cada pedaço da música criada e remunere as fontes originais. Até agora, não se chegou a um consenso. Hoje é o último dia da consulta pública do governo britânico sobre o tema.
O avanço rápido da Inteligência Artificial já causa um impacto gigantesco em profissionais que trabalham com jingles publicitários, por exemplo. Mas não para por ai. Plataformas de streaming, como o Spotify, já identificaram uma invasão de “artistas fantasma” publicando seus lançamentos. Basicamente, empresas estão criando músicas através da IA aos milhares, inventando um nome fictício e ganhando com a quantidade de plays acidentais.

Is This What We Want? já pode ser “ouvido” e adquirido nas plataformas, com todos os lucros revertidos para a instituição inglesa Help Musicians. Contém 12 faixas de cerca de quatro minutos cada em estúdios vazios. A tracklist manda um recado:
- The
- British
- Government
- Must
- Not
- Legalise
- Music
- Theft
- To
- Benefit
- AI
- Companies
Juntas, as músicas formam a frase “o governo britânico não pode legalizar o roubo de música para beneficiar as empresas de IA”.