Dedicado à cultura canábica, Festival Híbrido traz shows, palestras e feira a SP
A economia e a arte canábica mostram sua força na segunda edição do evento, que acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, na Mooca
O ano de 2023 tem sido de retomada para os diálogos em relação a tudo o que a (verdadeira) verdinha está trazendo ao mundo. Prova disso são os eventos cada vez maiores dedicados a este universo sendo feitos no Brasil.
O rolê da vez acontece neste final de semana (6 a 8 de outubro) em São Paulo. O Festival Híbrido é uma criação de Beto Lago, o mesmo empreendedor que elevou a cultura clubber ao conhecimento das massas com o Mercado Mundo Mix, na década de 90.
O MMM, como ficou conhecido, surgiu em meio aos primeiros pipocos da música eletrônica em São Paulo: os clubs alternativos e queer abriam os braços para o techno e as raves. Junto com o extasiante deslumbre de que quem conheceu esta nova cultura, importada do Hemisfério Norte, veio a vontade de viver totalmente neste novo universo. Surgiram pequenas marcas independentes de roupas, body piercers, lojas de disco especializadas, formando uma nova estética urbana. Beto Lago resolveu unir todo este povo em uma feirinha paulistana, que logo se transformou em um feirão itinerante que visitou todo o Brasil. Será este o futuro destinado ao Híbrido?
Em sua segunda edição, o festival volta a SP com os dois pés na porta. Traz uma feira de produtos, palestras sobre o assunto e um belo cardápio musical. Com forte presença de DJs, o evento cristaliza a linha genealógica que o conecta ao primeiro sucesso de Lago. Will Robson, um dos selecionados, foi por muito tempo o seletor residente da feira de moda. Outro predileto do Music Non Stop, DJ Andy também toca seus discos por lá.
Em seu manifesto, o festival propõe um resgate histórico e o fim da intolerância, promovendo a realocação do papel da cannabis e seus derivados como potencial e solução para inúmeras áreas — como a médica, social, têxtil, entres outras —, defendendo sua importância como uma das principais matérias-primas da nova economia verde.
Momento tardio, porém mais do que oportuno. Depois de uma era para lá de trevosa, quando a discussão sobre este e outros temas foi ofuscada pela fumaça do preconceito (metáfora propícia), regada à falta de ideias que rendiam discussões infantis, o assunto voltou a ser tratado com a devida seriedade, colocando sob o holofote mentes como a de Silvio Almeida, que não tem fugido da raia quando é preciso lembrar a todos do inferno que a ilegalidade — que paira sobre o cultivo, o comércio e o consumo da planta — causa na sociedade.
O Brasil tem testemunhado uma porção de eventos bombados de público e com foco no impacto econômico e tecnológico da indústria canábica. O Festival Híbrido conta com uma feira de produtos à base de cânhamo, desfile de moda e workshops.
Mas, como cantava Chico Buarque, “também, sem um cigarro, ninguém segura este rojão”. Haverá, é claro, música e festa.
Confira a programação completa do festival
Sexta – 06/10/2023 | B2B e Salão de negócios
11:00 DJ Will Robson
14:00 DJ Mauro Farina
16:00 DJ Will Robson
17:00 DJ Convidado (XIS)
20:00 Show – Jazz Riddim
Sábado – 07/10/2023 Super Híbrido – Feira + Festa
11:00 DJ Will Robson
14:00 DJ Mari Mats
16:00 Jah P.a. – Ras Kadhu + Will Robson
16:45 Will Robson
18:00 DJ Rodrigo Bento
19:00 DJ Ministereo Público
21:00 Lei Di Dai
22:00 Yago Oproprio Part. Rô Rosa
23:00 Andy
Domingo – 08/10/2023 | Moda Híbrido – Híbrido Fashion Show apresenta Moda Cânhamo
11:00 DJ Will Robson
14:00 DJ Feminine Hi-fi
16:00 Desfile – DJ Will Robson
17:00 DJ Magrāo
18:00 DJ Veronica Kirkovics
19:00 DJ Rosa Ventura
20:00 Monkey Jhayam
SERVIÇO – FESTIVAL HÍBRIDO
Data: 6, 7 e 8 de outubro
Local: Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 – Parque da Mooca, São Paulo – SP
Horário: Das 11h às 21h
Capacidade máxima: 3 mil pessoas por dia
Venda de ingressos aqui
Instagram: @festivalhibridosp
Mais informações aqui