Coral Coração Jolie Coral Coração Jolie – foto: divulgação

Coral composto por crianças refugiadas de vários países faz show em São Paulo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Formado por crianças que vieram de Angola, Congo, Sudão, Líbia, Síria, Palestina e Venezuela, Coral Coração Jolie se apresenta no Sesc Av. Paulista, em São Paulo

Uma iniciativa encantadora ocupará a praça térrea do Sesc – Unidade Avenida Paulista, para uma apresentação que promete ser emocionante: um coral formado somente por crianças refugiadas no Brasil.

O Coral Coração Jolie foi criado por iniciativa da ONG IKMR (“I Know My Rights”, ou “Eu Conheço Meus Direitos”, em português). Em seu corpo, pequenos cantores vindos de sete países com crises humanitárias: Angola, República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Síria, Palestina e Venezuela.

A meninada promete, em seu repertório, músicas brasileiras conhecidas pelo público. Um sopro de vida e alegria vindo de crianças que já passaram por uma barra pesada. As apresentações acontecerão nos dias 17 e 18 de novembro (sábado e domingo), nos finais da tarde (17h), e são gratuitas.

Coral Coração Jolie

Coral Coração Jolie. Foto: Divulgação

A proposta da IKMR atualmente atende mais de mil crianças refugiadas, de sete país diferentes (listados acima). Para a legislação brasileira, a criança refugiada é aquela que foi obrigada a deixar seu país devido a um fundado temor de perseguição por motivos de: raça, religião, nacionalidade, por pertencer a um grupo social, por opiniões políticas de seus familiares, conflitos armados, violência e violação generalizada de direitos humanos.

A organização trabalha em várias frentes, sempre de olho na inclusão dos pequenos em terras brasileiras e na difusão de informações para desconstruir preconceitos. Seus projetos vão desde o monitoramento da exploração infantil para trabalhos domésticos até o apoio para ingresso em atividades esportivas e artísticas — caso do Coração Jolie.

Assista ao mini doc do coral (e prepare o lencinho):

Serviço

Show | Coração Jolie

Quando: 18 e 19 de novembro de 2023, sábado e domingo, das 17h às 18h
Onde: Sesc – Unidade Avenida Paulista (Térreo) – Avenida Paulista, 119, São Paulo/SP
Classificação etária: Livre
Capacidade: 200 lugares
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook