BET Awards Foto: Chris Pizzello/AP

Prêmio que exalta personalidades negras, BET Awards teve música nova de Will Smith e 4 brasileiros indicados

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Cerimônia rolou neste domingo, 30 de junho, no Peacock Theater, em Los Angeles

A cerimônia ainda é pouco conhecida entre os brasileiros e passa longe da atenção dedicada a outros eventos do tipo, como o Grammy e o Oscar. Mas o BET Awards, que rolou no último final de semana no Peacock Theater, em Los Angeles, rivaliza com a concorrência pela relevância que traz consigo no mercado do entretenimento. Isso porque o prêmio Black Entertainment Television exalta as maiores figuras negras, dos Estados Unidos e do mundo, na música, nos esportes, na TV e na filantropia.

Criado em 2001 pelo canal de TV homônimo, o prêmio rapidamente ganhou corpo no mercado de entretenimento estadunidense, e distribui seu troféu em formato de estrela ascendente para os melhores do ano, em mais de 20 categorias. Em sua edição mais recente, quatro brasileiros cruzaram o tapete vermelho como indicados. Karol Conká e BK’ concorreram na categoria de Melhor Artista Internacional. Já Duquesa e Oruam foram indicados so prêmio de Artista Revelação Internacional. Nenhum levou desta vez. Os vencedores foram as cantoras sul-africanas Tyla e Makhadzi, respectivamente.

Além de celebrar os artistas mais quentes do ano, o BET segue honrando das carreiras de muita gente que já brilhava antes da criação do evento, graças à categoria Lifetime Achievement. Usher foi o laureado, em uma categoria que já rendeu homenagens a nomes como Whitney Houston, Chaka Khan, Prince, Samuel L. Jackson e Queen Latifah. Alguns nomes gigantescos da música negra, como Aretha Franklin, Ray Charles e Michael Jackson, curiosamente, ainda não levaram a estrela.

A grande vencedora do BET Awards 2024 foi Victoria Monét, com dois troféus. Will Smith aproveitou o evento para lançar uma nova música, You Can Make It, gravada em conjunto a Kirk Franklin, Chandler Moore e o Sunday Service Choire. Seu primeiro voo solo em sete anos. De 2017 pra cá, Smith apareceu somente fazendo algumas participações especiais em lançamentos de outros artistas.

Will usou o BET Awards como redenção pelo seu mau comportamento em cerimônias do tipo. Em 2022, subiu ao palco para descer um tapão ao vivo, para todo o mundo, na cara do comediante Chris Rock, que havia feito uma piada com sua esposa. Foi expulso da Academia por dez anos. Na letra do novo rap, canta sobre passar pelo momentos mais obscuros da vida, tema que fará parte do novo álbum que prometeu lançar, Dance in Your Darkest Moments.

No cinema, os destaques foram para One Love, filme sobre a vida de Bob Marley, levando o troféu na categoria. Como melhor atriz e atores, a estrela foi para Regina King e Denzel Washington.

Todos os vencedores do BET Awards 2024

Álbum do Ano

Michael – Killer Mike

Melhor Artista de R&B Pop Feminino

SZA

Melhor Artista de R&B Pop Masculino

Usher

Melhor Grupo

¥$, Ye, Ty Dolla $Ign

Melhor Feat

All My Life – Lil Durk Feat. J. Cole

Melhor Artista de Hip Hop Feminino

Nicki Minaj

Melhor Artista de Hip Hop Masculino

Kendrick Lamar

Clipe do Ano

On My Mama – Victoria Monét

Milhor Direção

Cole Bennett

Artista Revelação

Tyla

Prêmio Dr. Bobby Jones de Melhor Inspiração Gospel

Me & U – Tems

Escolha da Audiência

Texas Hold ‘em – Beyoncé

Melhor Artista Interenacional

Tyla (África do Sul)

Escolha Da Audiência: Melhor Artista Revelação Internacional

Makhadzi (África do Sul)

Bet Her

On My Mama – Victoria Monét

Melhor Filme

Bob Marley: One Love

Melhor Ator

Denzel Washington

Melhor Atriz

Regina King

Jovem Estrela

Blue Ivy Carter

Melhor Atleta Feminino do Ano

Angel Reese

Melhor Atleta Masculino do Ano

Jalen Brunson

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook