aquino e sua orquestra invisivel

Pandemia Psicodélica. Indicamos 5 lançamentos que levam doçura aos portais da consciência

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Pandemia psicodélica? O Music Non Stop indica 5 lançamentos com diferentes interpretações da birutagem musical

O momento que atravessamos mundialmente tem excitado a fase mais psicodélica da criatividade roqueira, pelo menos em 2021. Ótimos lançamentos atravessam as portas da consciência com levadas doces e singelas, transmitindo sim bem estar e otimismo a quem ouve, mesmo não sendo um super conhecedor deste subgênero do rock.

Atualmente (durante toda a pandemia, aliás) o ser humano não tem aberto mão da música, uma das muitas expressões artísticas quem trazido algum alívio para nós os confinados. Nossa redação notou, nas primeiras semanas do ano, uma overdose de lançamentos falando sobre “a pandemia e a quarentena”.

Por mais que todos os compositores estejam também refletindo sobre si mesmo e sua condição, vamos combinar que dá para ser mais profundo do que isso. Há um grupo de pessoas, inclusive, que acha precipitado demais falar sobre algo que estamos convivendo. Não há distanciamento para compreender corretamente o assunto, sugerem.

Em Half a Human, os norte americanos do Real State nos trazem uma canção doce com o toque psicodélicos que tanto nos encanta. Temperos de Beatles e Andy Shauf, apresentados por um videoclipe completamente alinhado com a música, contribuem para mantermos a respiração no ritmo certo.

Nossa segunda recomendação mantém a maluquice, mas agora com um toque mais eletrônico. Boy From Michigam é um slow rock delicioso, com intervenções de sintetizadores e saxofones oitentões, muito bem sustentados por baixo e vozes devidamente pesadas. O som é de John Grant e o videoclipe, outra obra de arte.

O recém lançado álbum do La Palma, também norte americano, tem várias conexões com o Brasil, a ponto de nomear uma das mais belas músicas do disco “Sábado” (assim, com acento e tudo). Mas a música que incluímos aqui é a onírica Infinite Bounce.

Pausa para um pouco de peso e bom humor agora, no divertido videoclipe de Don´t Back Down, do Mammoth WVH. A exemplo do clássico Hey Ya, do Outkast, o único membro da banda se multiplica para cumprir todas as funções… e ainda assim eles não se entendem.

Por último e não menos importante, indicamos os cariocas do Aquino e Sua Orquestra Invisível. Seu novo lançamento, Os Prédios Cinzas e Brancos da Av. Maracanã (que título!!) é um tesão e o videoclipe acompanha na qualidade e melancolia. E sim, psicodélica a ponto de ter o melhor final de música do ano até agora.

 

Real Estante – Half a Human

Indie rock cool e psicodélico

John Grant – Boy From Michigan

Groove delicioso e videoclipe psicodélico de prima

 

La Palma – Infinite Bounce

Indie Rock onírico, psicodélico e sublime

Mammoth WVH: Don’t Back Down

Videoclipe divertido para rock’n’roll com cara de festival

Aquino e a Orquestra Invisível – Os Prédios Cinzas e Brancos da Av. Maracanã

A nova e belíssima canção dos cariocas invisíveis

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook