Peter Bjorn and John Peter, Bjorn and John. Foto: Reprodução/Wikipedia

Fenômeno indie, suecos do Peter Bjorn and John tocam nesta sexta em São Paulo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Banda ganhou o mundo com o sucesso Young Folks, em 2006, e desenvolveu uma nova forma de se fazer discos

De volta ao Brasil para show único em São Paulo, os suecos Peter Bjorn and John fazem a alegria da indielândia no Cine Joia nesta sexta-feira, 17, em final de semana florido.

Afinal, a capital paulistana ainda verá nomes como Unknown Mortal Orchestra, Whitney e American Football passarem pelos palcos da cidade, desta vez no festival Balaclava, no sábado, 18. No mesmo dia, o trio se apresenta no MECA (Urca), no Rio de Janeiro (saiba mais sobre aqui).

Dono de alguns hits supremos nas pistas de dança do rock alternativo, o que os credencia ao seleto time de time de bandas eternizadas no cenário, ao lado de nomes como Belle & Sebastian e Yo La Tengo, a música Young Folks, parte do incrível álbum Writer’s Block, foi responsável por aquela brisa fresca, tão necessária, de tempos em tempos, às pistas de dança.

É dançante, leve, divertida, e reapresentou aos jovens sonoridades específicas na música. Ênfase no baixo, percussões e um jeito único na mixagem dos (poucos) elementos do hit. Tanto que, depois do sucesso de Writer’s Block, Björn Yttling, baixista, vocalista e tecladista, foi convidado para emprestar seu talento como produtor para outros artistas.

Yttling cuidou dos álbuns de bandas como Primal Scream, The Shins e Camera Obscura — todos de olho no seu groove.

Apesar de Young Folks ter sido a música que furou a bolha do rock alternativo e caiu no gosto das massas, o PB&J é tudo menos uma one hit wonder.  A qualidade de seus discos é constante. Ouça Drama King, obra-prima do disco mais recente do trio, Endless Dream (2020), ou Dig a Little Deeper, outra paulada festeira, presente em Gimme Some (2011).

Até o fechamento desta matéria, ainda há ingressos disponíveis para o show, mas é bom correr. O Joia é conhecido pelos shows intimistas (e inesquecíveis), dada a sua capacidade limitada.

A casa abre às 20h e com show do grupo paulista Holger, que surgiu em 2006, mesmo ano de lançamento de Writer’s Block. O quinteto faz indie de primeira, e sua música conversa bastante com o headliner. Vale chegar mais cedo para conferir.

Serviço

Peter Bjorn and John no Cine Joia

Local: Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade, São Paulo – SP
Data: 17 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h (abertura da casa)
Atrações: Holger e Peter Bjorn and John
Ingressos: A partir de R$ 190,00 via Pixel Ticket
Classificação etária: 18 anos

fatboy slim com bandeira da house music
Você também vai gostar de ler Fatboy Slim volta ao Brasil depois de cinco anos

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook