All The Young Dudes tem uma das histórias mais incríveis da discografia do camaleão
Poucos artistas têm ganhado homenagens de tanta beleza (em vida ou póstumas) quanto David Bowie. Depois da surreal “reimaginação” de Wilco para Space Oddity, ao lado de mais de cem músicos convidados, agora é a vez de curtir os Pet Shop Boys declararando seu amor ao camaleão.
No último dia 23, a TV estatal inglesa BBC lançou a gravação de uma apresentação ao vivo da dupla, ao lado da BBC Concert Orchestra, de All The Young Dudes.
A música guarda consigo uma daquelas deliciosas histórias do rock’n’roll. Conforme narrado no livro The Complete David Bowie, de Nicholas Pegg, Bowie queria que a banda Mott The Hoople gravasse uma composição sua. Mandou, então, um cassete com a gravação de Suffragette City. Um mês depois, Pete Watts, baixista do Mott, ligou para ele dizendo que o grupo chegou a tocar a música em um ensaio, mas achou que não era a cara deles. A conversa não parou por aí. “Decidimos acabar com a banda”, disse Pete, em confidência ao astro.
Chocado, o camaleão demonstrou, mais uma vez, o tamanho da sua generosidade. Ligou novamente para o colega, apenas duas horas depois do papo, e contou: “escrevi uma música agora, baseada em nossa conversa”. Era All The Young Dudes, uma das mais bela canções já paridas pela mente do gênio britânico.
Watts reuniu o grupo em um escritório na Regent Street, em Londres. Bowie foi lá e a apresentou em seu violão.
“Nós não conseguíamos acreditar”, disse o baterista Dale Griffin. “Nós alí, naquele escritório, ele tocando a música no violão e eu pensando: ‘ele vai nos dar isso? Ele dever ser louco!’. Nós faríamos o que você preciso para aceitá-la. Não tinha como não perceber que era uma grande canção”.
Depois de apresentar All The Young Dudes ao Mott The Hoople — uma canção escrita enquanto pensava neles —, David Bowie ainda se ofereceu para produzir o single, assim como pediu a seu empresário da época, Tony Defries, para cuidar dos négocios de seus amigos. Ali, a banda decidiu que não ia mais se separar.
O camaleão viria a regravar, em dezembro de 1972, sua própria versão do som, mostrada ao público somente em 1995. Sobrou tempo para cristalizá-la como o maior hit do Mott. E, conhecendo a história, a letra vira um tiro (de canhão) no peito. Safadagem, sir Bowie!
A versão dos Pet Shop Boys, com a peculiaridade dos vocais de Neil Tennant e os timbres sintéticos de Chris Lowe, foi embelezada pelo arranjo construído junto à BBC Concert Orchestra.
Compare as três e escolha sua versão predileta!