Parceria entre Nick Cave e Warren Ellis vira documentário aclamado pela crítica. Conheça This Much I Know To Be True

Por Sergio Borin

Com licença ao Rei Midas mas, quando ele toca, o momento vira ouro: essa preciosidade estará disponível no dia 8 de Julho, na Mubi, e carregará “THIS MUCH I KNOW TO BE TRUE” como o nome. Discreto e expansivo, o documentário dirigido por Andrew Dominik registra as primeiras apresentações ao vivo de Nick Cave e Warren Ellis, em 2021, estreia na plataforma de streaming. 

A plataforma de filmes cult trará com exclusividade a obra dirigida por Andrew Dominik (Chopper – Memórias de Um Criminoso, O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, Blonde), no dia 8 de julho, depois de sua estreia mundial no Festival de Berlim e de uma exibição global única nos cinemas em maio.

O documentário já nasceu aclamado pela crítica: “Um documentário de performance extraordinário. Perto do essencial” (Variety), “Musicalmente sublime, graciosamente dirigido” (Empire), “O documentário de Andrew Dominik chega ao coração de uma parceria criativa excecional” (The Observer

 

 

Londres e Brigthon foram cenários para a gravação de THIS MUCH I KNOW TO BE TRUE, documentando o relacionamento criativo entre Nick Cave e Warren Ellis, conexão de almas de longa data, visível enquanto dão vida às canções de seus dois últimos álbuns de estúdio, Ghosteen (Nick Cave & The Bad Seeds) e Carnage (Nick Cave & Warren Ellis).

Nick Cave e Warren Ellis dividem palco com o quarteto de cordas e coral em registro gravado em 2021, durante a turnê britânica. O filme conta com uma participação especial de Marianne Faithfull, amiga próxima e colaboradora de longa data. No trailer a seguir é possível sentir um gostinho do que está por vir. Nele, é notória a presença da preocupação com a direção de arte e fotografia; enquanto Warren Ellis desconstrói as falas da cantora e atriz britânica, oferecendo outro significado e justificando o talento nato para música. Espécie de introdução para o Nick Cave proclamar os primeiros versos da misteriosa e dolorida canção Galleon Ship, do álbum Ghosteen, lançado em 2019. Confira:

Apesar de toda melancolia presente nos trabalhos (e vida) de Nick Cave, o filme/pseudo-documentário, pretende abordar as arestas da relação da dupla, firmando suas raízes mais otimistas, presente nesta nova fase do duo.

Gravado em cores por Andrew Dominik, com direção de fotografia de Robbie Ryan (A Favorita, História de um Casamento), o filme é uma obra complementar ao documentário de 2016 de Dominik, One More Time with Feeling, que registra a gravação do álbum Skeleton Tree, de Nick Cave & The Bad Seeds, e chega à MUBI no dia 6 de agosto.

× Curta Music Non Stop no Facebook