Rita Lee. WME Awards Rita Lee. Foto: Divulgação

Marisa Monte lança “Doce Vampiro”; conheça 10 versões inesperadas das canções de Rita Lee

Jota Wagner
Por Jota Wagner

A partir do gancho deixado por Marisa, selecionamos 10 regravações históricas de Rita Lee. Tem samba, jazz, pop israelense e música eletrônica!

Marisa Monte acaba de lançar em todas as plataformas, acompanhada de videoclipe, sua interpretação para a música Doce Vampiro, um dos maiores sucessos de Rita Lee.

A música foi gravada ao vivo em 2022, na Arena Jockey, no Rio de Janeiro. Conta com aquela fragrância oitentona, com instrumentos limpos e comportados, e interpretação respeitosa de Marisa, envolta pela animação do público.

A cantora queria que Rita e Roberto estivessem na plateia. Chegou a convidá-los, mas Rita Lee, além dos problemas de saúde que enfrentava, nunca foi muito chegada a rolês, principalmente quando o tema era homenagem. A equipe fez uma ligação de vídeo e o casal mais amado do país pode assistir à performance.

“Amo e sempre amarei Rita Lee. Roberto, obrigada por ter cuidado tão bem dela e ter sido esse grande parceiro e companheiro na vida e na arte. Vocês são amantes inspiradores!” — Marisa Monte.

Rita, Rita e mais Rita

O reconhecimento da obra de Rita Lee foi celebrado em vida, privilégio para poucos, no mundo da música. Ao longo do tempo, não foram poucos os que gravaram versões matadoras da rainha do rock (e do pop, e da disco…) brasileiro. Mania de Você é, segundo a plataforma do ECAD, a música brasileira mais regravada de todos os tempos.

Nossa lista revela como era amplo o reinado de Rita Lee. Sambistas, roqueiros e jazzistas revisitaram a artista, que já teve até regravações em hebraico. Confira.

Ney Matogrosso – Doce Vampiro

Yael Levi – Lança Perfume (em hebraico)

Ed Motta – Caso Sério

Manu Gavassi & Liniker – Ovelha Negra

Daniela Mercury – Mutante

Pitty – Agora Só Falta Você

Lulu Santos – Disco Voador

Péricles – Desculpe o Auê

Caso Sério (DJ Marky Latin Love Song Remix)

Cor de Rosa Choque (Mary Olivetti Remix)

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.