
“É um dos melhores palcos do mundo”: Violeta de Outono faz show para celebrar os 40 anos do Madame em SP
Em 21 de outubro de 1983, o Madame Satã abria suas portas para se tornar um dos icônicos pontos de cultura da história de São Paulo. No sábado, a Madame será, oficialmente, uma quarentona
Uma das mais importantes casas noturnas em atividade no Brasil, o Madame (ex Madame Satã) celebra neste sábado (21) exatos 40 anos de vida.
“A estrutura do Madame não deixa nada a desejar aos maiores clubs underground do mundo”, nos contou Fabio Golfetti, fundador da banda Violeta de Outono e guitarrista do seminal grupo francês Gong, com quem excursiona seis meses por ano.
A entrevista completa com Golfetti, falando sobre música, arquitetura e seus rolês pelo mundo com o Gong, você lerá na semana que vem, aqui no Music Non Stop. Fique atento!
O selo de qualidade entregue por um dos maiores guitar heroes brasileiros, que há décadas se apresenta pelo mundo, atesta como anda o Madame no presente.
Depois de uma reforma, que anexou ao club um novo palco e um restaurante, o Madame segue vivo e pulsante, ganhando status de atração turística, em São Paulo.

Pista de dança do Madame. Foto: Divulgação
A história do Madame Satã se confunde com a do Violeta de Outono e seus agregados do movimento pós-punk surgido em São Paulo no início dos anos 80: as bandas Fellini, Voluntários da Pátria, Akira S e As Garotas Que Erraram, Mercenárias e Ira!, entre tantas outras.
Em comum, essa galera trouxe uma intelectualidade poucas vezes vista, antes e depois, na música brasileira. Tudo aglutinado em um circuito que incluía, entre poucas outras casas, o Madame Satã.
Curtir o clube era um mergulho em uma para-realidade cinemática, obscura e com fortes pinceladas de surrealismo. A casa recebia a nata da contracultura paulistana e influenciou, desde então, diversas gerações.
Embora tenha agregado outros panoramas, e também outro público, o perfume original do Madame ainda está lá. Para senti-lo, basta saber onde meter o nariz.
Saudosos e curiosos podem se preparar para entender mais um pouco de São Paulo neste sábado, dia em que Madame, oficialmente, será uma quarentona.
Serviço:
40 anos de abertura do Madame Satã – Show: Violeta de Outono
21/10 – das 22h as 6h
Ingressos:
R$ 40,00 de entrada ou R$ 100,00 de consumação
Venda e mais informações via Sympla


