Os 10 lançamentos da semana que você só encontra no garimpo de Monique Dardenne. Ouça já.

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Toda sexta, o Music Non Stop traz pra você, semanalmente, 10 lançamentos imperdíveis pra você ouvir, com curadoria de Monique Dardenne. Antes de mais nada, vamos dar a carteirada da Monique:

Mãe da Malu, Monique é formada em Direito, atua no mercado musical há mais de 15 anos como booker de artistas nacionais, internacionais, gestora de carreiras, pequisadora e curadora musical. Foi Label Manager da Plataforma Skol Music, Diretora da WebTv inglesa, do Boiler Room no Brasil e Curadora de Música do Centro Cultural São Paulo.

É co-fundadora da plataforma de música Women’s Music Event, que inclui uma conferência anual e o WME Awards by MUSIC2, primeiro prêmio de música voltado às mulheres.

Quer saber o que saiu da pesquisa musical da Monique? Clica abaixo e aumenta o som!

1. Moderat – MORE D4TA – “Easy Prey” (videoclipe)

Moderat lança seu novo álbum, “MORE D4TA”, dia 13 de maio e agora compartilha seu segundo single, “Easy Prey” com videoclipe inédito.

 

2. Agnes Nunes na plataforma Colors (videoclipe)

Agnes Nunes lança a bela e inédita “Não Quero” na plataforma alemã Colors, que vem fazendo um belíssimo trabalho de divulgação de artistas da música global e em especial da música popular brasileira, com vídeos lindos de artistas como Liniker, Xênia França, MC Dricka entre outros.

 

3. Kokoroko – “Something’s Going On” (single)

Kokoroko canaliza os grandes nomes da África Ocidental através de uma bordagem baseada no jazz, com base nas fundações estabelecidas por Fela Kuti, Tony Allen e Ebo Taylor. Através desse single, a banda de oito integrantes, sediada em Londres, anuncia seu tão esperado álbum de estreia, “Could We Be More”, via Brownswood, do DJ e curador inglês Gilles Peterson.

4 – Edgar – “Bíblia, Boi e Bala”

novissimo edgar segurando uma flor

O rapper Edgar em foto de 2021. Crédito: Luiz Garrido

“Chama o nativo pra avisar que a palavra indígena fica muito perto da palavra indigente”. Esses e outros tiros certeiros fazem da letra “Bíblia, Boi e Bala” uma das melhores e mais afiadas de 2022. Não bastasse isso, o vídeo é uma animação moderna e ácida sobre a situação em que nós brasileiros nos encontramos. Assista, compartilhe, divulgue porque é bom e importante demais! Direção de Alexandre Nitzsche Cysne e Rodrigo de Freitas, com argumento do próprio Edgar.

 

5 – Moses Sumney e Son Lux – “Fence”

Belíssima collab entre o cantor e compositor ganês-americano Moses Sumney e a Son Lux, banda experimental americana originada do projeto solo de seu membro fundador, Ryan Lott. A música “Fence” foi criada especialmente para ser trilha sonora do novo filme do estúdio A24 (resposável por “Euphoria”, entre outros hits das plataformas de streaming e cinemas), “Everything Everywhere All at Once”. Coisa linda.

 

6 – Farhot – Nowroz 1401 (EP)

O EP de três faixas presta homenagem a artistas contemporâneos afegãos como o compositor Calud, Elaha Saroor e o rapper Khan, ao mesmo tempo em que faz referência à era de ouro do pop psicodélico afegão, com participação de Ahmad Zahir, que é responsável pela produção dos samples, fazendo deste um lançamento especial para preservar a cultura e tradição afegãs enquanto a recente ocupação brutal do Afeganistão pelo Talibã continua a ameaçar e apagar a tradição artística do país.

7- Joyce muniz – Machine Talk (EP)

Uma das brasileiras mais bem-sucedidas da música eletrônica globalmente, Joyce lança seu primeiro EP deste ano, prontíssima para a volta aos clubes e festivais. Vivendo na Áustria há vários anos, Joyce solta duas faixas mais voltadas pra pista, “Machine Talk”  é electro com uma leveza, o arpejo principal perfeitamente afinado e equalizado para ser irritantemente pegajoso, no melhor dos sentidos. Tem um belo suporte de percussão e alguns bons momentos melódicos. Já “Liberdade” foi a primeira música escrita após o confinamento, quando Joyce pôde tocar para uma platéia novamente. Com uma linha de baixo que pulsa com intenção sinistra, enquanto uma variedade de loops percussivos formam um groove rítmico incomum. O EP mostra Joyce em sua melhor forma!

8- Jimi Jules – + (álbum)

Novo álbum do multi-instrumentista Jimi Jules. Intitulado “+”, acaba de ser lançado pelo ótimo selo alemão Innervsisions, com produção executiva do boss da gravadora, Dixon. O álbum conta com as faixas que mais foram tocadas como unreleased nos últimos meses como “My City’s On Fire”, “Dear Aufstand”, “Burning”, entre outras. O conceito da capa foi criado pelo icônico artista gráfico Trevor Jackson.

 

9. Coco Em – Land (Black) First Feat Sisian & Kasiva (single)

A DJ e produtora queniana Coco Em lança o primeiro single que antecede seu EP de estreia, “Kilumi”, previsto para lançamento em 21 de abril. “Land” traz uma potente declaração lírica de protesto contra estruturas de poder e supremacia.

 

10. Danielle Ponder – So Long (single)

Novo single dessa poderosa voz da soul music, Danielle Ponder. “So Long” é sobre abandonar os medos que te prendem, lutando para ser o melhor que você puder, apesar de qualquer um ou qualquer coisa que tente entrar em seu caminho. É sobre ficar com os pés no chão quando o mundo tenta te abalar.

 

Claudia Assef

https://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.