KASINO Foto: Divulgação

Lembra dele? KASINO, do meme com Gilberto Barros, retorna com novo álbum

Music Non Stop
Por Music Non Stop

Repaginado, projeto de música eletrônica que bombou nos anos 2000 lança Legacy of Love — o primeiro LP em 17 anos

“AE, KASINÃO!” “O som da noite!” “As baladas!” “É! Vai DJ!” “Arrebenta!” “Destaque internacional!”

Foi proferindo pérolas como essas que Gilberto Barros eternizou o KASINO como meme em apresentação do Sabadaço, na TV Bandeirantes, em 2006. Se você é brasileiro e nunca viu o vídeo abaixo, você está usando a internet errado.

Mas para além do meme, o KASINO foi um projeto de sucesso instantâneo nos anos 2000. Emplacou músicas em novelas, hits em rádios que dedicavam parte da programação à música eletrônica, como a Jovem Pan 2, e influenciou diversos produtores de música eletrônica da nova geração nacional, como Vintage Culture, Dubdogz e Lazy Bear, que admitiram ter bebido dessa fonte.

Can’t Get Over, a música apresentada no Sabadaço, foi o seu maior hit, chegando a fazer parte da novela América, da Rede Globo e, de acordo com o ECAD, entre janeiro e março de 2006, atingiu a 6ª posição de música mais tocada no Norte do Brasil, e 18ª no Sul. O som faz parte do até então único LP lançado, Light of Love, de 2006.

Para a surpresa de muita gente, o KASINO não era um cara, mas um trio. O cantor que aparece em destaque é Fher Cassini (nome artístico de Fernando Biscaia), que se juntou aos fundadores do projeto — os produtores Fabio Almeida e Ian Duarte — para ser o seu rosto, e permaneceu até 2007.

KASINO

Fase atual do KASINO traz os membros-fundadores Fabio Almeida e Ian Duarte. Foto: Divulgação

Em 2009, o grupo encerrou suas atividades e, a despeito de um retorno discreto em 2014, ficou parado por todos esses anos, até voltar pra valer no fim de 2022 com a formação original: JAMM’ (Fabio Almeida) e Ian Duarte.

Fher, segundo a Wikipedia, se converteu ao cristianismo e virou DJ Gospel em 2021. E mais: recentemente, Almeida revelou em live que a voz do KASINO sempre foi sua, e não do antigo colega de grupo, que fingia que cantava num esquema à la Milli Vanilli.

Se perdeu seu rosto mais famoso, o coração e o cérebro do KASINO continuam em sua nova fase. A dupla, que vem reposicionando sua imagem numa estética meio Daft Punk, lançou nesta sexta-feira (24) seu segundo álbum de estúdio, Legacy of Love, pela Massiva Music/ONErpm.

A ideia, segundo o release disparado para a imprensa, é um álbum dividido em duas metades: a primeira, nostálgica, pra matar as saudades do som que consagrou o grupo há 15 anos. A segunda, uma ponte para o futuro, cheia de experimentações com estilos dos mais diversos, como house, synth-pop, disco, R&B, bossa nova, drum’n’bass e até funk e k-pop.

Além disso, Legacy of Love é colaborativo, trazendo, pela primeira vez na história do KASINO, feats com cantores como Will San’Per, Nathalia Bacci e Eliza G.

“Eu sei que tá todo mundo esperando um estilo musical que tá acostumado a ouvir, aquela zona de conforto. Mas vai ouvir uma coisa completamente diferente!”, prometeu Ian Duarte em live de pré-lançamento veiculada ontem (23) no canal do YouTube da Massiva.

E se o projeto levou 17 anos para lançar um novo álbum, o tempo de espera para o próximo será significativamente menor: Almeida e Duarte anunciaram hoje, para o primeiro semestre do ano que vem, um disco chamado batizado de VAI, KASINÃO, trazendo letras em português e prometendo collabs com grandes estrelas do pop nacional.

Será que “o som das baladas” está de volta pra valer?