Lana Del Rey e Taylor Swift em destaque; os 10 discos de vinil mais vendidos de 2023
Lista foi divulgada pelo Discogs nesta quinta-feira (14)
O crescimento constante do mercado de discos de vinil está permitindo ressuscitar um delicioso hábito de final de ano: acompanhar o ranking dos dez mais vendidos do período.
Isso porque muitos artistas do mundo pop já vêm lançado o formato junto com a entrada de seus álbuns nas plataformas digitais, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Logo, já existe um bom número de lançamentos de discos novos, ao contrário do que acontecia há alguns anos, quando a movimentação se concentrava mais no “garimpo” de produtos usados.
O público consumidor, claro, é bem diferente de quem consome música digital. Trata-se de fãs, colecionadores e audiófilos. Isso resulta em um top 10 bem diferente daqueles contabilizados por “plays” em plataformas como o Spotify. Enquanto os ranking digitais focam na música, no caso dos discos, o que conta é a obra inteira.
A plataforma Discogs acaba de divulgar os 25 discos mais vendidos de 2023. Lana Del Rey ficou com a medalha de ouro, com seu novo álbum Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd, o nono de sua carreira, seguida pelos Rolling Stones (Hackney Diamonds) e Metallica (72 Seasons).
Taylor Swift também aparece em destaque, com duas bolachas no top 10. Confira:
1. Lana Del Rey – Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd
2. The Rolling Stones – Hackney Diamonds
3. Metallica – 72 Seasons
4. Depeche Mode – Memento Mori
5. Taylor Swift – 1989 (Taylor’s Version)
6. Queens of the Stone Age – In Times New Roman
7. Boygenius – The Records
8. Taylor Swift – Speak Now (Taylor’s Version)
9. Sleep Token – Take Me Back to the End
10. Slowdive – Everything is Alive
Você pode conferir a lista completa no site do Discogs.
Discogs?
O Discogs é uma plataforma de intermediação de compra e venda de discos de vinil e CDs. Nela, qualquer pessoa pode criar uma conta e vender sua coleção pessoal, ou buscar aquele disco incrível que ainda não tem. O website compara preços e condições (qualidade da capa, do vinil, etc.) e apenas intermedia a negociação.
O mais bacana dessa comunidade é que, por ser, de longe, a mais usada no mundo, os usuários alimentam, ao cadastrar um produtor para venda, uma base de dados gigantesca, aberta para pesquisa de qualquer um, com acesso à sua ficha técnica, quando foi lançado e em que país, se é uma reedição… Todos aqueles detalhes que fazem os colecionadores de discos pirarem.
Como até mesmo as lojas utilizam a Discogs para venda, o seu relatório se torna um termômetro bastante confiável.