Conheça 10 hits e seus samples pra você nunca mais passar vergonha quando a original tocar na boate

Bia Pattoli
Por Bia Pattoli

Aí você está lá, linda e contente com seu drink na mão, e o DJ manda os primeiros timbres daquela música, que você já reconhece na primeira nota. Tem alguma coisa estranha e você pensa que deve ser uma outra versão. A música vai crescendo e nada daquela batida ou daquele vocal, que você sabe que já deveria ter entrado. Aí passa um tempo e a conclusão: é outra música, cacete!

Qualquer pessoa que bate cartão em pista de dança já passou por alguma cena similar. E isso só acontece por causa do sampler. Essa coisinha maravilhosa que mudou a maneira como os produtores fazem música, desde seu primeiro lançamento comercial, em 1976. Desde então, a quantidade de músicas que bebem de outras faixas para serem construídas, só cresce. E o mais bacana desse advento da produção musical é que muitas vezes a música que usou o sample acaba ficando tão ou mais famosa que sua prima original. Pra te mostrar como isso acontece (e muito!) montamos essa lista com 10 hits que “roubaram” trechos de outras músicas. Aumenta o som!

1 – ModjoLady com Chic – Soup For One

2 – M.I.A.Paper Planes com The ClashStraight To Hell

3 – Jamie XXLoud Places com Idris Muhammad – Could Heaven Ever Be Like This

4 – Racionais MC’sUm Homem Na Estrada com Tim MaiaEla Partiu

5 – Bomb The Bass  – Beat Dis com Geoffrey SumnerTrain Sequence e Bar-Kays – Son Of Shaft (Vale lembrar que Beat Dis leva 18 samples!)

6 – Sugarhill GangRappers Delight com ChicGood Times

7 – PortisheadGlorybox e Racionais MC’sJorge da Capadócia com Isaac HayesIke’s Rap II

8 – Kanye WestPower com Continent Nº6Afromerica

9 – Daft PunkDa Funk com Vaughan Mason CrewBounce, Rock, Skate, Roll

10 – Jay Z feat. UGKBig Pimpin’ com Hossam RamzyKhusara Khusara

 

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook