Boiler Room Edição do Boiler Room em Recife, em 2016. Foto: Reprodução

Boiler Room ‘True Music’ chega a São Paulo pela 1ª vez

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

Com a participação de nomes como Mu540, MC Luanna, Jup do Bairro, Afreekassia e Tijolo, serão três dias de festa, performances e debates

E não é só no dia 13 que a cidade de São Paulo vai receber uma edição do Boiler Room. Nesta semana, a capital paulista será palco do Boiler Room x Ballantine’s True Music Studios. Marcada para rolar entre os dias 04 e 06 de dezembro, esta edição marca o encerramento da campanha global True Music 10, que celebra uma década da plataforma True Music ao destacar as cenas musicais locais em um contexto global.

Pela primeira vez na capital paulista, o evento promete uma imersão nas diversas subculturas musicais da cidade, conectando artistas — como Mu540, MC Luanna, Ajuliacosta, Jup do Bairro e Afreekassia —, coletivos [Tijolo e Sangra Muta], público e tradições sonoras. A programação reúne debates, festas e performances ao vivo, com curadoria que reflete o dinamismo da cena paulistana.

Os interessados em participar presencialmente podem se cadastrar para convites pelo site oficial do Boiler Room. Como de praxe, as apresentações serão transmitidas ao vivo pela plataforma, onde permanecerão gravadas.

Programação

  • 04 de dezembro: O evento abre com o painel In Conversation With, explorando a rica história da cultura MC de São Paulo. O debate, mediado pelo jornalista Felipe Maia, contará com nomes de destaque, como MC PH, um dos protagonistas do funk e trap na cidade; Ajuliacosta, voz relevante do hip-hop nacional; e Renata Prado, pesquisadora, dançarina e ativista do baile funk.
  • 05 de dezembro: Uma festa comunitária com curadoria dos coletivos Tijolo e Sangra Muta celebra o legado e o futuro da cultura clubber de São Paulo. Tijolo conecta as cenas de clubes de São Paulo, Nova Iorque e Londres, enquanto Sangra Muta traz uma perspectiva queer influenciada pela cultura ballroom.
  • 06 de dezembro: O encerramento acontece com uma grande festa de transmissão dividida em dois palcos.
    • True Music 011 reúne artistas que personificam a essência paulistana, como MC PH, Kyan, Jup Do Bairro, MC Tha, DJ GBR, Kenan e Kel, DJ Dayeh, Afreekassia e Lys Ventura, unindo sons que vão do rap ao funk, com influências de candomblé e música eletrônica.
    • True Music Fluxo celebra o som do funk mandelão e as evoluções das festas de baile funk de rua, com performances de Mu540, MC Luanna, DJ Blakes, DJ Caio Príncipe, Noguera DJ e DJ Lorrany.

Um legado de conexão e inovação

Nos últimos dez anos, o Boiler Room e a Ballantine’s estabeleceram-se como plataformas essenciais para a celebração de culturas musicais locais. Com a True Music Studios — série iniciada em 2021, legatária da série Stay True [2014–2018], que, por sua vez, era mais documental — a proposta vai além do registro, transformando os eventos em experiências imersivas e interativas. Mais de 800 artistas em 30 países já participaram, consolidando o projeto como um motor de transformação cultural.

Em 2016, o Boiler Room Stay True passou por Recife em uma das edições mais memoráveis do rolê, celebrando a diversidade da música brasileira com sets incríveis de Tahira, Nuts, 440, Gilles Peterson [com participação de Karol Conká], Nightmares on Wax e Todd Terry. Relembre alguns momentos pela playlist de vídeos acima.

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.