Melhores músicas Foto: Erick Mclean (via Unsplash)

As 10 melhores músicas de 2023 segundo 10 DJs brasileiros

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

DJ Marky, Eli Iwasa, L_cio, Mary Olivetti e outros grandes craques das picapes contribuem com o Music Non Stop

Vou mandar a real pra vocês: depois de tantas listas retrospectivas, estávamos com alguma dificuldade em montar uma das melhores faixas do ano. A solução? Pedir ajuda aos universitários — no caso, os acadêmicos das pistas de dança.

Quem melhor que um DJ pra indicar uma música, não é mesmo? O recorte é seleto, e procuramos trazer algo equilibrado. Na lista abaixo, você encontra techno, house, drum’n’bass, disco… muita música pra dançar, mas não só!

Sem mais delongas, curtam as pérolas escolhidas por dez grandes disc-jóqueis brasileiros:

Eli Iwasa

Moderat – More Love (Rampa &ME Remix)

“A original é minha música favorita do Moderat, daquelas que ouvia no repeat eterno, rs. Remixar uma track que é perfeita à sua maneira é um desafio, mas o remix do Rampa e do &ME conseguiu trazer a sonoridade característica dos dois, ao mesmo tempo em que preservou a beleza e sensibilidade da original — tudo na medida certa.

Recentemente, abri meu morning set com ela na Boma do Rio, em pleno Museu do Amanhã. Foi um dos momentos mais bonitos e emocionantes do ano — música certa, na hora certa, no lugar certo” — Eli Iwasa.

DJ Mimi da Silva

Daniel Monaco feat Mame N’Diack Seck Thiam – Medicine (Vocal Mix)

“Nu disco pelo italiano Daniel Monaco, daqueles de colocar a pista abaixo. Se você gosta de disco, com certeza vai te soar muito familiar. Synths da fodastica Supernature, do Cerrone, com vocais igualmente fodasticos do senegalês Mame N’Diack Thiam! Se prepare pra se apaixonar e ouvir em loop” — DJ Mimi da Silva.

Claudia Assef

James Blake – I Want You To Know

“O que você faria se alguém fizesse uma versão meio fantasmagórica e eletrônica do hit Beautiful, que todo mundo conhece pela voz de Snoop Dogg (‘I just want you… to know that you are really special’)?

Acho que não tem outra reação possível senão gritar e pular no meio da sala como fiz quando ouvi pela primeira vez. Que James Blake é um gênio, você já sabia, mas que ele era esse grau de sacana… Genial. A música faz parte do discaço Playing Robots Into Heaven, o álbum em que finalmente esse inglês de tantos talentos resolveu botar a gente pra dançar” — Claudia Assef.

Camilo Rocha

Ana Frango Elétrico – Electric Fish

“A multitalentosa cantora, instrumentista e produtora carioca anunciou seu novo álbum com esse single iluminado: disco music sensual e tropicana, retrô ao mesmo tempo que olha pra frente. E a voz deliciosa de Ana eleva o som pra muito além dos grooves do dia a dia” — Camilo Rocha.

Jota Wagner

Butch – Go Brooklyn

“A missão de Butch no mundo é relembrar a todos de como a dance music pode ser simples, divertida e estimulante. Go Brooklin, lançada no começo do ano, não é diferente. Tudo o que a house music precisa ter em uma faixa. E ao mesmo tempo, só o que ela precisa” — Jota Wagner.

Mary Olivetti

Robson Jorge & Lincoln Olivetti – Suspira

Suspira, de Robson Jorge e Lincoln Olivetti, foi a faixa do ano pra mim. Trabalhamos por muito tempo no lançamento deste trabalho e, quando me deparei com ele na mão de DJs e nos pés das pistas, fiquei muito feliz. A faixa foi single do LP póstumo da dupla, entitulado Déjà Vu” — Mary Olivetti.

DJ Marky

Duskee, Deadline & Slay – CHICA

“Eu poderia falar assim: ‘ah, não, que essa música tem um baixo incrível, melodias bacanas, e não sei o quê…’. Mas eu estaria mentindo. O que aconteceu foi o seguinte: eu estava vendo um set de um amigo meu em Londres e ele a tocou como encerramento da noite. Na hora, eu falei: ‘cara, o que é isso?!’.

Pirei no sample do vocal, e meu amigo Duskee fazendo um rap em cima junto com o Slay… Foi uma conexão imediata de vibe. A primeira coisa que pensei na hora foi: ‘isso aqui vai ser hit na minha festa no Brasil’. Foi isso que aconteceu, e CHICA virou hit na DJ Marky & Friends, no D-EDGE” — DJ Marky.

L_cio

NoPorn – Baba Bombom (Andrea Gram Remix)

“Minha música favorita é o remix da rainha Andrea Gram para a faixa Baba Bombom, da dupla que é referência pra cena clubber de Sao Paulo, NoPorn. Eles lançaram um álbum de remixes neste ano cheio de faixas maravilhosas, repaginadas por artistas incríveis” — L_cio.

DJ Andy

DJ Marky & SOLAH – Poetry

“Esta é uma música que conecta as pessoas. Traz felicidade, bem estar, é emocional, acho que foi isso que o Marky quis trazer, e foi muito feliz com isso — nessa conexão geral que ela traz, a galera junta, a união… É o que eu sinto ao ouvir Poetry” — DJ Andy.

Ella De Vuono

Ella De Vuono, Nelson D – Gangue de LGBT

“Esta foi a produção minha que mais toquei até hoje. Toquei muito em 2023, e é uma música que a galera reconhece logo que estou mixando, e isso é algo inédito em minha trajetória. A sensação de ver a pista reconhecendo a música logo no comecinho e vibrar com ela é incomparável, e eu tô muito feliz de conquistar isso” — Ella De Vuono.

Jazz
Você também vai gostar de ler Os 12 melhores discos de jazz de 2023
Melhores discos brasileiros 2023
Você também vai gostar de ler Os 10 melhores álbuns brasileiros de 2023
Melhores Festivais 2023
Você também vai gostar de ler Os 10 melhores festivais brasileiros de 2023

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.