Apocalipse Imagem: Reprodução

7 dicas de músicas apocalípticas para os próximos shows de Baby do Brasil

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Em cima de trios elétricos, cantora protagonizou, junto com Ivete Sangalo, o mais surreal debate sobre o apocalipse já visto no Brasil

Artistas brasileiros têm se tornado especialistas em declarações surreais sobre o mundo em que vivemos. Crença em discos voadores, teorias da conspiração absurdas e demais temas que, em algum ponto da vida, infectam as mentes desses profissionais da criatividade. Já considerado o melhor momento do Carnaval 2024, o surreal debate entre Baby do Brasil e Ivete Sangalo no momento em que seus trios elétricos se encontraram em Salvador foi presenciado ao vivo pelos espectadores.

Dos olhos vidrados de Baby, que avisava que “nós já entramos em apocalipse, que vai acontecer entre cinco e dez anos”, à resposta de Sangalo, enrolando tanto a língua para falar a palavra “apocalipse” (“abocalipze”… “abobalips”…), que é capaz de ter muito consagrado por aí dizendo que foi Deus quem se meteu na boca da coitada para impedí-la de ganhar a grande discussão.

No final das loucas contas, Baby pediu para Ivete cantar Eva, em homenagem ao fim do mundo. Sangalo retrucou avisando que cantaria a música Macetando, porque “Deus estava falando pra ela que ela ‘macetaria’ o apocalipse”. Acrescentou que, do alto da sua posição de estrela da música baiana, iria impedir o fim do mundo. Assim, pessoalmente.

Vai acabar, sim

Se usarmos nossa razão, dá para sacar que o apocalipse foi profetizado milênios atrás para criar conteúdo para a internet. Sendo mais acurado: assim como o paraíso foi criado para nos ajudar a lidar com terrível perspectiva da morte, o apocalipse foi escrito para nos ajudar a lidar com a ainda mais terrível perspectiva de que o mundo vai acabar devagarinho, grau por grau, torrando metro por metro do planeta com o carvão da ineficiência humana em lidar com o próprio lixo.

Mas enquanto esse dia não chega, o que não falta, desde os tempos antigos, são influencers e coachs nos mandando uma data para o grande evento. Quem nasceu nos anos 70, por exemplo, já se frustrou com cinco fins de mundo previstos que, como podemos facilmente deduzir, não aconteceram. Em 1981, 1988, 1999, 2001 e 2012 o apocalipse chegaria. Será que Baby do Brasil ganhará este bolão?

Além dela, outros artistas já declararam publicante acreditar no dia do juízo final. Prince, em seus tempos como Aventista do Sétimo Dia, realmente achava que no fim dos tempos um seletro grupo de humanos viveria em paz ao lado de leões, coelhos e vacas em uma reprodução gigante do parque do Ibirapuera.

Bob Dylan também declarou acreditar no juízo final e na danação entre os homens.

Arte do apocaplise

Mas o quente do apocalipse, com o perdão do adjetivo, é fornecer material para a criação de obras de arte, mesmo. Albrecht Dürer, William Blake, Wassily Kandinsky e mais um monte de pintores produziram telas doidíssimas sobre o dia do juizo final.

No mundo do cinema então, nem se fala. A fascinação do público em prever o último dia da humanidade gerou uma série de blockbusters como 2012 e O Dia Depois Do Amanhã, além daqueles que retratam a execução da humidade por um “inimigo desconhecido”, personificação inescrupulosa do mal.

Já entre os artistas musicais, uma enorme quantidade de faixas que falam sobre o assunto, até hoje, pipocam no universo. E como os músicos gostam de uma diversão, muitas vezes o apocalipse aparece em um contexto dançante, divertido e debochado.

Ideal para o Carnaval. Ideal para entrar na lista de canções de Baby do Brasil, em seus próximos shows. Fica a dica!

Na verdade, sete dicas, para ficar beeem apocalíptico!

R.E.M. – It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)

“Tudo bem se começar com um terremoto. Passarinho e cobras e aviões. E Lenny Bruce não tem medo. Olho do furacão, ouça a si mesmo se agitando.”

Ozzy Osbourne – Revelation (Mother Earth)

“Pai, de toda a criação. Eu acho que tudo está dando errado. A maldição que eles tomaram, parece estar acontecendo. E não vai durar muito.”

Muse – Apocalypse Please

“Declare isso como uma emergência. Venha e espalhe um senso de urgência, e nos puxe… Este é o fim do mundo.”

The Clash – London Calling

A era do gelo está chegando. O som está mais próximo. O derremetimento é esperado, o trigo está acabando. Motores parm de funciona, mas eu não tenho medo. Londres está afundando e eu moro perto do rio. 

Zé Ramalho – Sinais

Sinais de algum alienígena, que faz sobre os campos, sinais. Sinais que parimos um clone, capaz de sermos imortais

Nando Reis – O Segundo Sol

“Quando o segundo sol chega para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa”

Prince – 1999

O céu está púrpura, há pessoas correndo por todos os lados. Tentando fugir da destruição e você sabe que nunca liguei para isso. Diga, em dois mil a festa acaba. Oops, o tempo está acabando, então hoje à noite vamos festar como se fosse 1999″

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook