Exclusivo: Acadêmicos do Baixo Augusta lança canção nesta semana
Composta por Wilson Simoninha e Alê Youssef, A Cidade É Nossa chega nesta quinta-feira, 12, nas plataformas
Ainda estamos em dezembro, mas já pensando naquilo: o Carnaval. E acompanhando o ritmo do maior bloco de São Paulo, o Music Non Stop revela, em primeira mão, que o Acadêmicos do Baixo Augusta lança nesta quinta-feira, 12, a canção A Cidade É Nossa, composta pelo cantor e diretor musical Wilson Simoninha em parceria com o cofundador Alê Youssef, com videoclipe previsto para o início de 2025, gravado no icônico Edifício Martinelli e na Rua da Consolação.
Transmitindo uma mistura de gêneros musicais — do samba ao rock, do funk ao pop —, a faixa reflete a essência plural do Carnaval paulistano, bem como representa o bloco mais indie da cidade, fundado em 2009 por uma turma de amigos, entre empreendedores e entusiastas do bairro, que buscava celebrar a diversidade do local e chamar atenção para revitalização do território livre para manifestações culturais alternativas.
O ativismo da organização em lutar pelo direito à cidade por meio da ocupação cultural das ruas deu tão certo que sua história como bloco também faz parte da história de retomada do Carnaval de rua paulistano. Sendo assim, A Cidade É Nossa faz menções e alusões históricas que marcaram o Baixo Augusta ao longo dos 16 anos, exaltando a transformação da Rua da Consolação em rua de festa e inclusão. A canção também fala sobre Elza Soares e a comunidade LGBTQIAPN+ na celebração da cultura urbana.
“Nossa música faz referência à nossa história de festa e de luta pelo direito à cidade. Vários temas de carnavais estão ali e eles compõem a nossa identidade”, relata Alê Youssef.
Wilson Simoninha completa: “A Cidade é Nossa me deixou muito feliz, porque eu acho que ela representa muito o espírito do Baixo Augusta e conta um pouco a história dos nossos carnavais e outras tantas canções que marcam nossa festa, canções tão fortes e simbólicas que marcam o nosso Carnaval, então a gente tem que celebrar e aproveitar esse momento e se preparar para uma edição maravilhosa”.
O lançamento de A Cidade É Nossa nas plataformas de streaming chega com outras quatro faixas, todas importantes em diferentes carnavais, em versões interpretadas pela Banda do Baixo Augusta: Não Quero Dinheiro, de Tim Maia; Zé do Caroço, de Leci Brandão; Peguei Um Ita no Norte, de Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade; e É Hoje, de Didi e Mestrinho.
Confira abaixo um trecho da letra:
“Ô abre-alas apavora
A alegria desce a Consolação
Rainha Elza abençoa
O Baixo Augusta arrastando a multidão
Um milhão no asfalto
São Paulo canta alto
Transformada pelo carnaval
Pra diversidade
Respeita a liberdade
Atentos e fortes a brilhar”.
O Desfile do Bloco, que já recebeu mais de um milhão de pessoas em anos anteriores, está marcado para 23 de fevereiro de 2025, na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista, com concentração às 13h, início às 14h e término às 19h.