Ricardo Villalobos Foto: Reprodução

10 músicas que comprovam a genialidade de Ricardo Villalobos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

“Papa” do minimal techno se apresenta em São Paulo nesta sexta-feira (22)

Falta pouco para o público paulistano encarar um set estendido de Ricardo Villalobos, tocando tudo e mais um pouco no Estádio do Canindé, em São Paulo, nesta sexta-feira, dia 22 de março.

Considerado um dos mais importantes DJs do planeta e “papa” do minimal techno, o chileno radicado na Alemanha volta ao Brasil para seus celebrados long sets. Villalobos comanda a pista durante toda a festa.

Tempo não vai faltar para que ele toque seus grandes hits, e para aplacar (ou aumentar) a ansiedade de quem está esperando pela festa, rankeamos os dez maiores sucessos do produtor.

Ainda dá para comprar ingressos para a festa, e leitores do Music Non Stop ainda tem um desconto especial (veja mais na seção de Serviço, ao fim desta publicação)!

As 10 músicas essenciais de Ricardo Villalobos

Dexter

Lançada em 2003 pelo selo Dada. Move, Dexter tem nove minutos da essência de Berlim, do minimal techno e de Villalobos, por tabela. Fina!

Hireklon

Hireklon é uma das faixas do clássico álbum Thé au Harem d’Archimède, de 2004, o segundo de Villalobos, lançado pelo selo Perlon. A faixa mostra o total desapego pelos sons agudos, característica do minimal.

Fizheuer Zieheuer

Fizheuer Zieheuer tem incríveis 37 minutos de duração. É esta a faixa que o DJ coloca quando avisa para o produtor da festa que só vai tocar mais uma antes de deixar a cabine. Foi lançada em 2006 pelo clássico selo Playhouse.

Caminando

Lançada em 2009 pela Reboot, caminando apresenta um Villalobos mais “maximizado” para seus padrões em flerte com o tech-house e um inusitado e longo sample vocal de Caminhando e Cantando, de Geraldo Vandré.

Peculiar

De 2010, Peculiar foi lançado pelo selo Sei Es Drum, e também tem uma bela adição de vocais sobre a característica base seca do produtor. Houseira.

808 The Bassqueen

Lançada em 1999 pelo selo Lo-Fi Stereo, 808 The Bassqueen pode ser considerada uma música pré-Villalobos. Uma senhora faixa de deep/tech house, que já mostrava ao mundo o talento do chileno mais querido da música eletrônica.

Enfants (Chants)

Villalobos para baixinhos, Enfants traz samples de uma garotada cantando a um produtor em fase fraternal. O disco foi lançado em 2008, pelo selo Sei Es Drum.

Depeche Mode – The Sinner In Me (Villalobos Mix)

Remix encomendado pelo Depeche Mode para The Sinner In Me. Ricardo usou os vocais crus, sem nenhum processamento, das gravações originais, e transformou a canção em uma bomba!

Two Kids Set Off

Two Kids Set Off é parte do álbum Dependent and Happy, de 2012, e traz de volta o Villalobos original, mergulhado na viagem interna do minimal techno.

Que Belle Epoque

Lançada em 2006 pelo selo clássico selo Frisbee Records, Que Belle Epoque mostra o lado quebradão de Villalobos. Uma bela de uma faixa genial.

Serviço

Ricardo Villalobos – Extended Set

Data: 22 de março (sexta-feira)
Horário: 
A partir das 22h
Local:
 Sonora Garden – Complexo Canindé: R. Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé, São Paulo/SP
Ingressos: Via Ingresse.com, com desconto de 5% usando o cupom “musicnonstop”

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.