Filmes brasileiros Gabriel Leone em “Barba Ensopada de Sangue”. Imagem: Divulgação

10 filmes brasileiros que prometem muito em 2025

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

Gostou de Ainda Estou Aqui? Então confira as dicas de Yasmine Evaristo para aproveitar mais do cinema nacional neste ano

O ano de 2025 começou a todo vapor com a vitória de Fernanda Torres ao Globo de Ouro, no último dia 05, por Ainda Estou Aqui. Ao longo da temporada, o cinema nacional prepara mais algumas boas surpresas para o circuito, incluindo filmes brasileiros inéditos, bem como títulos que já foram exibidos em alguns dos principais festivais de cinema do planeta. 

Quer saber o que esperar da sétima arte verde e amarela? Dá uma olhada nesta lista com dez estreias previstas para 2025, repleta de produções de gêneros diversos!

Luiz Melodia – No Coração do Brasil 

Documentário/Direção de Alessandra Dorgan

A produção chega aos cinemas em 16 de janeiro e celebra a vida e a obra do cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia, falecido em 2017. No documentário, conhecemos mais sobre a história de Melodia, sua criatividade e liberdade musical e consequências de sua disrupção com o mercado fonográfico e cultural brasileiro.

Por que assistir? Para conhecer uma história marcada por superação, criatividade e paixão pela música.

Milton Bituca Nascimento 

Documentário/Direção de Flávia Moraes

Filmes brasileiros

Imagem: Reprodução

O longa, que será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 26 de janeiro de 2025, estreia no circuito dia 20 de março. A produção acompanha o ícone Milton Nascimento na sua turnê de despedida e registra reflexões do artista e de amigos diante da complexidade de sua obra.

Por que assistir? O filme mostra a conexão de Milton com seus fãs, além de apresentar depoimentos de outros artistas sobre o impacto de sua obra.

Kasa Branca

Drama/ Direção de Luciano Vidigal

O drama que chega aos cinemas em 23 de janeiro ficou conhecido em 2024 por vencer no Festival do Rio os prêmios de “Melhor Direção” (Luciano Vidigal), “Melhor Ator Coadjuvante” (Diego Francisco), “Melhor Fotografia” e “Melhor Trilha Sonora”, na Première Brasil. Protagonizado por Big Jaum, ator e comediante que faz sua estreia nos cinemas, o filme acompanha a história de um jovem muito próximo de sua avó. Ao saber do diagnóstico de Alzheimer em fase terminal, o rapaz resolve transformar os últimos dias de vida dela em uma experiência agradável.

Por que assistir? Pelo olhar sensível sobre vidas idosas e periféricas que muitas vezes são invisibilizadas, e os esforços de suas famílias para lhes oferecer conforto no fim da vida.

Suçuarana

Drama/Direção de Clarissa Campolina e Sérgio Borges

Filmes brasileiros

Imagem: Reprodução

O filme mineiro vencedor de cinco prêmios no Festival de Brasília tem estreia prevista para setembro. A trama acompanha a trajetória de Dora, uma mulher que percorre as estradas em busca de trabalho, de um lar e de uma maneira de resgatar sua história e a história de sua mãe. 

Por que assistir? Porque trata de questões sobre a exploração dos recursos naturais e as suas consequências sociais.

Aos Pedaços

Thriller/Direção de Ruy Guerra

Filmes brasileiros

Imagem: Reprodução

O renomado cineasta Ruy Guerra, referência do Cinema Novo, lança em 13 de fevereiro um de seus filmes mais recentes. Aos 93 anos, o diretor de clássicos como Os Fuzis e Ópera do Malandro nos apresenta a história de um homem preso em um emaranhado de situações complexas que são acentuadas pela chegada de um bilhete que anuncia sua morte.

Paixões, ódios e suspeitas, são alguns dos sentimentos manipulados por Guerra na produção, reafirmando sua marca autoral e criativa em uma narrativa enigmática.

Por que assistir? Ruy Guerra, um mestre do cinema, apresenta uma reflexão sobre a vida, a morte, a identidade e as relações humanas em uma jornada introspectiva, que questiona os valores e escolhas que as personagens fazem.

Os Enforcados

Thriller/Direção de Fernando Coimbra

Ainda sem data prevista definida de lançamento no Brasil, Os Enforcados traz a volta da parceria do cineasta Fernando Coimbra com a atriz Leandra Leal, que protagonizou seu longa O Lobo Atrás da Porta. Na nova película, Coimbra traça um retrato ácido do Brasil ao contar a história de um casal envolvido com o jogo do bicho que se afunda em um ciclo de violências. A produção teve como inspiração o clássico de William Shakespeare, Macbeth, que de repente cai em meio a uma espiral de violência. 

Por que assistir? O filme apresenta uma visão ácida do mundo do crime organizado no Rio de Janeiro, em situações absurdas que refletem a realidade de forma irônica.

Salomé

Drama/Direção de André Antônio

Filmes brasileiros

Imagem: Reprodução

Também sem data exata de estreia, o filme pernambucano Salomé se destacou como grande vencedor do Festival de Brasília em 2024, no qual conquistou o Troféu Candango de “Melhor Longa na Mostra Competitiva Nacional”, além dos prêmios de “Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhor Trilha Sonora”. O longa conta a história de Cecília, uma jovem modelo de sucesso que retorna para sua cidade natal e se apaixona por seu vizinho em meio a um paralelo com a história da mítica Salomé

Por que assistir? Porque aborda temas como sexualidade, identidade e desejo de forma aberta, honesta, sem tabus e divertida.

Barba Ensopada de Sangue

Thriller/Direção de Aly Muritiba

Imagem: Reprodução

Com Gabriel Leone como protagonista, o filme de Aly Muritiba adapta o romance de Daniel Galera. Após a morte do pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens, mas lá ele acaba encontrando uma trama complexa em torno da figura misteriosa do avô. 

Por que assistir? A história é repleta de mistérios, suspense e reviravoltas, que mantêm o espectador atento e curioso do início ao fim.

Enterre Seus Mortos

Terror/Marco Dutra

Imagem: Reprodução

Inspirado no livro homônimo de Ana Paula Maia, o longa-metragem parte da história de Edgar Wilson (Selton Mello), um homem sombrio, que trabalha como removedor de animais atropelados nas estradas, numa cidade de uma atmosfera apocalíptica. Quando as regras do seu trabalho são desrespeitadas, o caos se instaura. O elenco ainda inclui a icônica atriz do teatro e TV Betty Faria.

Por que assistir? Pela atmosfera densa e opressiva, tal qual a ambientação descrita pela autora Ana Paula Maia no livro homônimo — o que contribui para a imersão do espectador.

Mamãe Saiu de Férias

Comédia/Direção de Carolina Durão

Foto: Stella de Carvalho/Divulgação

Nesta comédia, ainda sem previsão exata de lançamento, Dani Calabresa vive uma mãe cansada da rotina de casa que chega ao seu limite e toma uma decisão radical: se dar férias e deixa tudo sob os cuidados do marido (Rafael Infante). O marido descobrirá como é difícil dar conta de todas as demandas que as mulheres enfrentam. 

Por que assistir? Além de proporcionar momentos de diversão, o filme pode servir como um ponto de reflexão sobre a dinâmica familiar e os papéis de cada membro, bem como a importância da união.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.