Top 10 da sacanagem: as músicas mais transantes segundo a ciência
Dois estudos, conduzidos por cientistas e sexólogos, apontam os elementos que melhoram o desempenho sexual. A boa notícia? Já temos um ranking das que mais ajudam a animar a festa
Em um dos momentos mais divertidos do documentário Let The Music Play, sobre a vida do cantor Barry White, seu filho, Darryl, conta que “perdeu a conta de quantas pessoas já o pararam na rua para contar que foram geradas ao som da música de meu pai”.
Não é de se duvidar. Barry White foi, nos anos 70, trilha sonora obrigatória para a safadeza entre casais. Sua voz grave, aliada à soul music malemolente e letras apimentadas, compunham o ritual criado para a grande final, ao lado de vinho, lareira e velas, dependendo da bagagem cultural dos envolvidos.
Assim como White, muitos artistas são conhecidos por dar um certo arrepio no cangote de quem ouve. Geralmente, os que abusam da soul music e do R&B como guia construtivo — Prince, Rihanna, Marvin Gaye, entre tantos outros.
Um estudo publicado pela neurocientista americana Rhonda Freeman explica, cientificamente, como a música afeta aspectos do comportamento, como a inibição e a intimidade, além de apontar os elementos de uma composição que potencializam o ato sexual.
A audição de um disco afeta três partes do nosso cérebro: a região responsável pelo prazer e recompensa, o sistema que cria conexões sociais e o que processa as emoções.
O gatilho sonoro correto pode estimular, portanto, as sensações que auxiliam a relação sexual, e reprimir emoções indesejáveis para o momento (a vontade de iniciar uma DR, por exemplo?).
Direções específicas tomadas na composição afetam diretamente o resultado, como harmonias, acordes e velocidade. E era nesse alvo que o especialista em inseminação natural, Barry White, mirava todos os seus dardos. As frequências mais graves, na voz e instrumentos, além das levadas mais lentas, funcionam melhor.
Baseada no estudo de Freeman, a especialista em sexo, linguagem corporal e relações Tracey Cox realizou, em conjunto com plataforma de streaming Deezer, uma pesquisa para saber quais músicas davam bom quando o assunto era fazer o outro feliz na cama, mas mais direcionada à música pop.
O resultado do trabalho é um ranking das 10 melhores músicas para transar melhor. Surpreendentemente, White não entrou na lista. Em compensação, outro Eros da sedução ficou em primeríssimo lugar: Marvin Gaye, com Let’s Get In On.
Prepare sua playlist e divirta-se hoje à noite!
- Let’s Get It On – Marvin Gaye
- Love to Love You Baby – Donna Summer
- Skin – Rihanna
- Drunk in Love – Beyoncé
- SexyBack – Justin Timberlake
- Love Me Like You Do – Ellie Goulding
- Lollipop – Lil Wayne
- Need You Tonight – INXS
- Magic – Coldplay
- Intro – The XX