KL Jay

Super guia do final de semana traz Criolo, Alcione, Elba Ramalho e muito mais!

Por Amanda Sousa

O Super Guia do final do final de semana está no ar com dicas de lives, festivais e cinema em casa. Alguns eventos já voltam a acontecer presencialmente mas para participar, lembre-se de seguir com todos os protocolos de higiene. Vai rolar o festival dos estudantes, live com Alcione e Criolo, festival pá na pedra, além da segunda edição da Mostra de Cinema árabe feminino. Aproveite!

 

Festival dos Estudantes

A 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes acontece online com uma série de convidados, além de shows, debates e exibições especiais, a bienal conta com vivências em gestão e produção cultural, comunicação, audiovisual, história em quadrinhos, artes cênicas, graffiti e hip-hop. Lembrando que todo o evento é transmitido pelo YouTube da UNE. Dexter e KL Jay fazem uma live no dia 21 de maio, às 21h30, abrindo a Mostra Convidada de Música. E o cenário é o Teatro Oficina.

KL JAY. Foto divulgação

Live

Duas pérolas da música brasileira se juntam em uma live inédita e beneficente no final de semana. Alcione e Criolo prepararam um repertório especial, com muito samba, na noite deste sábado, 22. A apresentação começa às 21h30 e você pode assistir aqui. O objetivo do encontro é arrecadar doações para a ONG Ação da Cidadania, auxiliando no combate a fome. Para contribuir, você pode acessar um QR Code que ficará disponível na tela durante a live.

Criolo e Alcione. Foto divulgação

Final de Semana com Glastonbury Festival

No sábado, 22 de maio, às 20h do Brasil, começa a transmissão dos shows de ColdplayDamon Albarn, Haim, IDLES, Jorja Smith, KanoMichael Kiwanuka, Wolf Alice, DJ Honey Dijon e convidados surpresas na live do Glastonbury Festival. O valor do ingresso é aproximadamente R$ 146, 40, convertendo da libra. Para comprar o ingresso, basta acessar o site oficial do festival.

#EmCasaComSesc

A partir desta semana, parte das transmissões do #EmCasaComSesc voltou a ser realizada diretamente das unidades do Sesc na capital paulista, ainda sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também seguem sendo transmitidas das casas ou dos estúdios de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo. As transmissões acontecem ao vivo pelo Instagram  e pelo e pelo YouTube.

21/05, sexta-feira, 19h
Renato Braz
Participação: Mario Gil (violão), Cristovão Bastos (piano), Sizão Machado (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria) e Bré (percussão)
Classificação indicativa: Livre
22/05, sábado, 19h
Juliano Holanda em “Por Onde As Casas Andam Em Silêncio”
Participação: Rogê Victor (baixo) e Rapha B (bateria)
Classificação indicativa: Livre

Renato Braz. Foto Antonio Garfunkel Braz

Pá na Pedra

Este final de semana rola a 8ª edição do Festival Pá na Pedra, com transmissão pelo FacebookYoutube e Twitter do Instituto Cultural Coletivo Semifusa. Na programação estão oficinas de formação, seminários, debates e shows. E, para deixar tudo ainda mais legal, ainda rola uma parceria com o Sarau no Ribeirão hoje, dia 21 de maio. Este ano, o festival terá nomes de peso, como o rapper de Brasília GOG, Tico Santa Cruz do Detonautas, a semifinalista do The Voice 2020, a mineira Carla Sceno.

21 de maio (sexta-feira)
Oficina Mapa da mente e a percepção do lugar – Regina Gonçalves
Horário: 17h30
Onde: Via google meet
Inscrição aqui!

21 de maio (sexta-feira)
Sarau no Ribeirão
Horário: 19h30
Onde: Facebook, Youtube e Twitter – Coletivo Semifusa

22 de maio (sábado)
Comunicação artistas/imprensa – Roger Deff
Horário: 10h
Via google meet

Tico Santa Cruz. Foto divulgação

Orquestra Sinfônica de Heliópolis

 
No domingo, dia 23 de maio, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis sobe ao palco do Auditório Ibirapuera ao lado de dois artistas da Música Popular Brasileira: Gabriel Moura e Verônica Ferriani. O evento faz parte da série Heliópolis & Simoninha Convidam e integra a Temporada de Concertos 2021 do Instituto Baccarelli.
Com curadoria do cantor, compositor e produtor musical, Wilson Simoninha, a série funde o melhor da música popular com a linguagem orquestral. No repertório, haverá músicas de trabalho de ambos os cantores, como Nave, de Verônica Ferriani, e Vidas Negras Sim Importam, de Gabriel Moura, além de canções de outros autores como: Nada Será como Antes, de Beto Guedes e Milton Nascimento, do álbum Clube da Esquina.
A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com base em diversas premissas definidas nos meios cultural e musical, protegendo músicos e equipe de produção. Inscrições para acesso à transmissão: http://www.institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

Orquestra Sinfômica de Heliópolis. Foto Priscila Corderi

Cultura nas Estações

Neste final de semana, dias 22 e 23 de maio, a Enel Distribuição Rio, em parceria com a Peck Produções promove um fim de semana cheio de lives, para marcar as temperaturas mais amenas proporcionadas pelo outono. O projeto Cultura nas Estações conta com a participação de grandes vozes nacionais femininas como Elba Ramalho, Preta Gil, Sandra de Sá, Vanessa da Mata, Negra Li e Fernanda Abreu. Os shows serão transmitidos ao vivo, de forma gratuita, direto do Caminho Niemeyer, em Niterói, pelo canal do Youtube da Enel Brasil, e por meio do MusicBox, canal 123 na Claro e NET, 145 na Oi, e 637 na Vivo.

Toni Garrido será o mestre de cerimônias nos dois dias de lives, conduzindo as atrações para o palco, além de fazer as aberturas e encerramentos de cada show. Os atores Rafael Zulu e Juliana Knust ficarão no comando da transmissão, interagindo com o público. Além de muita música, o ‘Cultura nas Estações’ conta com uma programação de cursos e palestras, com o objetivo de estimular o empreendedorismo como geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todas as atividades serão gratuitas e as informações e as inscrições estarão disponíveis no site http://www.culturanasestacoes.com.br .

Elba Ramalho. Foto divulgação

Show online

A banda brasiliense Ellefante fecha uma série de lives apresentando seu repertório e faixas inéditas em um show gratuito no próximo dia 26/05 (quarta-feira), às 20h, com contribuição voluntária. A apresentação plugada e em estúdio foi viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do governo do Distrito Federal. Os fãs poderão assistir ao show online gratuitamente e quem desejar poderá enviar seu “couvert” e adquirir itens de merchandising da banda, de forma segura e prática, para ajudar no financiamento do novo álbum. A apresentação poderá ser vista no canal oficial da banda.

Ellefante. Foto Nina Quintana

4E20 Bar

Novidade boêmia no final de semana. No sábado, 22, volta a acontecer os tradicionais happy hours lá no 4E20 bar. Para reabrir com chave de ouro, vai rolar um line up com a DJ Paula Chalup, Shey Guess, Reggie Moraes e o VJ Samuel Creme. O rolê começa às 4h20 e vai até às 21h. É importante lembrar que o local reabre seguindo todos os protocolos de segurança. O bar fica na Rua Margarida, 420 – Barra Funda.

4E20 Bar

Festival Pequenas Sessões

Depois de atravessar uma década em palcos alternativos da capital mineira, o festival Pequenas Sessões 2021, idealizado por Daniel Nunes (da veterana banda Constantina), chega à 11ª (e mais desafiadora) edição.

Inteiramente online, devido ao agravamento da pandemia, o evento, com enfoque em música livre, promove exposição de obras inéditas e seminários, tudo à disposição no endereço pequenassessoes.net. Debates ao vivo, transmitidos pelo YouTube, com a presença de músicos e profissionais do cenário independente, completam a grade do Pequenas Sessões. Os temas abordados lançam luz à sobrevivência da arte experimental no país. Todo conteúdo do Pequenas Sessões entra no ar entre os dias 24 e 28 de maio, com estreias e transmissões sempre às 19h. Depois deste período, as atrações ficam em cartaz no site do evento por tempo limitado, até 28 de junho.

A ativista, atriz e diretora Rauta, destaque do novo teatro mineiro, faz uma encenação exclusiva para o evento,
com trilha da dupla Response Catalunya. Foto: Divulgação.

Scalene

Após lançar em seu canal no YouTube uma sequência de vídeos de um show pré-pandemia realizado em São Paulo, a banda Scalene acaba de brindar seus fãs com o EP Ao Vivo no Sesc 24 de Maio, que sai pelo slap, selo da Som Livre. Assim como o material em filme, disponibilizado na plataforma de vídeos entre o final de março e o começo de abril deste ano, as músicas que compõem o projeto foram captadas durante a última apresentação ao vivo do grupo, e já estão disponíveis em todas as plataformas de áudio – ouça aqui .

Cinema árabe feminino

Até o dia 27 de junho acontece a 2ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que abrange uma seleção de mais de 40 filmes árabes disponíveis integralmente no ambiente virtual. Cada constelação de filmes ficará disponível durante uma semana. Acompanhe no site ou baixe a programação completa e veja as datas de disponibilização dos filmes, os dias dos debates e das mesas redondas.

Sob curadoria das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman, a Mostra traz diversos formatos e gêneros, como: curtas, médias, longas-metragens de ficção e documentários, que abordam questões políticas; críticas sociais; conflitos familiares; utopias; amizades e masculinidades. Dentre  os 27 filmes inéditos em exibição, destacam-se Escritório de espera, Barbès e Portão de Ceuta, dirigidos pela marroquina Randa Maroufi – que participará de um debate sobre as produções – e Quando coisas acontecem (Palestina/Reino Unido), de Oraib Toukan. O festival, 100% gratuito, é idealizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Filme “Que dia!” de Anissa Daoud é exibido na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino. Foto: Divulgação

 

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook