Sónar SP anuncia Björk, James Blake e Alva Noto & Sakamoto

Por Claudia Assef

Björk volta ao Brasil como estrela do Sónar São Paulo, que acontece em maio de 2012

Rolou terça à noite no bar Sonique a coletiva de imprensa apresentando os primeiros artistas confirmados no line-up do Sónar São Paulo, que acontece nos dias 11 e 12 de maio no Anhembi. Por enquanto, a estrela do festival é a islandesa Björk. Segundo minhas contas, esta será sua terceira vinda ao Brasil. Björk acaba de lançar um belo disco, Biophillia, e merece sempre posição de destaque num festival de música de qualquer tipo, sobretudo num evento focado na “música avançada”, como os próprios catalães se referem ao Sónar.

Entre os outros artistas está a sensação James Blake, que fez um dos discos mais bonitos de 2011 (James Blake). Se você não conhece ainda, uma boa porta de entrada para o som deste londrino de 23 anos de é a música Limit To Your Love, uma balada romântica costurada por um gravão tenso de dubstep.

Ainda entre os confirmados estão dois nomes da música minimalista, um da velha guarda, outro mais atual, que casam muito bem em dupla: o alemão Alva Noto, alcunha de Carsten Nicolai, e o veterano japonês Ryuichi Sakamoto, um dos nomes mais importantes da música eletrônica de todos os tempos, também conhecido por ser um dos integrantes do trio Yellow Magic Orchestra, o equivalente japa do Kraftwerk. Dá só uma olhada neste clipe do YMO, Computer Games. Alva Noto e Sakamoto se apresentaram este ano juntos no Sónar de Barcelona, como mostra o vídeo aí embaixo:

Alva Noto + Ryuichi Sakamoto at Sonar Festival 2011 from K. on Vimeo.

Outros nomes legais confirmados são: o inglês Four Tet (que veio pra cá no Sónar de 2004), a incrível banda suéca Little Dragon, a dupla alemã Modeselektor e os franceses do Justice – estes últimos, pra mim, bem sobrando no line-up. Entre os brasileiros, foram confirmados Emicida, The Twelves, Psilosamples (uhuu), Dago e Bruno Belluomini (uhhuu de novo).

Os ingressos para os dois dias de festival começam a ser vendidos nesta quinta (8/12) através do www.ingresso.com.br e os preços vão de R$ 100 (meia entrada de sexta) a R$ 450 (passaporte dois dias). Mais informações sobre o festival você consegue no site www.sonarsaopaulo.com.br

Claudia Assef

http://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook