music non stop

Rock’n’Rio 2022 dedica data especial às mulheres na música. Confira as principais atrações

Dua Lipa

Dua Lipa. Foto: Reprodução

Fazendo história: Rock In Rio dedica uma de suas datas para line up formado unicamente por mulheres

Rock’n’Rio 2022 marca a retomada do festival com um convite provocativo à mudança de comportamento na concepção de line ups.

Maria Angélica Parmigiani

O mega festival Rock’n’Rio 2022 anunciou nesta semana o line up completo para a edição 2022 e a surpresa dessa vez ficou além dos headliners. O tão estimado retorno vem acompanhado de uma data inteiramente feminina. Sim, no dia 11/09, todos os palcos do festival terão uma programação formada somente por artistas mulheres. Neste dia, o New Dance Order receberá Mary Olivetti, Aline Rocha, Anabel Englund, Ella De Vuono, Blond:ish, Eli Iwasa e ANNA.

Inegavelmente marcante, o momento vem em resposta ao fato de que os line ups de festivais ainda são majoritariamente masculinos. A motivação central aqui é que esse manifesto tenha potência para propagar, engajar e servir de exemplo para festivais e eventos do Brasil e do mundo, abrindo um debate urgente sobre curadorias artísticas mais equiparadas. É um exercício ainda que precisa ser reforçado constantemente em prol de todas as minorias.

Não precisamos nem ir tão longe para saber que essa problemática tem fundamento. Basta olhar para os line ups de festas de música eletrônica em pequenos coletivos ou grandes clubs e ainda, em pleno 2022, encontrar um line up formado em sua totalidade por homens brancos ou com muitos homens e uma única mulher cumprindo tabela. Algo totalmente defasado, já que está mais que provado que não faltam mulheres capacitadas no nicho. Há preguiça em se desvencilhar do hábito enraizado, por parte de quem contrata.

 

Mas, se o caminho é longo e cada passo precisa ser devidamente valorizado, não podemos deixar esse marco de lado, justamente pelo peso que um festival como esse tem. O Rock In Rio é um famoso ditador de tendências e faz escola há anos sobre como realizar grandes eventos. Tá, mas e o line? Bom, além das citadas lá em cima no dia 11 de setembro, teremos outras divas de diversas esferas como Dua Lipa, Macy Gray, Camila Cabello, Ludmilla, Curol, Sarah Stenzel, Marta Supernova, Ananda, Valentina Luz, Carola, Samhara e outras. Um caleidoscópio musical cheio de criatividade, ousadia, originalidade e força feminina. E acreditem, força é que não faltou para estas mulheres chegarem lá.

Sair da versão mobile