Red Hot Chili Peppers

Red Hot Chili Peppers: conheça a relação da banda com o Brasil e saiba o que esperar de seus shows pelo país

Laura Damasceno
Por Laura Damasceno

Esta é a 10ª passagem do grupo californiano pelo país, mas a 1ª com um dos guitarristas mais queridos pelos fãs da banda, John Frusciante, em 21 anos!

Se você acessou alguma rede social nos últimos dias, provavelmente viu o vídeo do baterista Chad Smith tocando Legião Urbana em um bar no Rio de Janeiro. Talvez não saiba que, na mesma semana, Anthony Kiedis se encontrou com Anitta, ou que a banda divulgou o setlist do show do Rio de Janeiro, no último dia 4, com a foto do disco Tropicália ou Panis et Circencis (de 1968).

A vinda de um grupo da relevância do RHCP ao país é sempre uma ótima desculpa para acompanharmos os passos de cada integrante por aqui. E, também, para relembrarmos a conexão que eles têm com o Brasil. Afinal, o que não falta é história! Essa é a décima turnê nacional do grupo, que fez sua estreia em solo brasileiro em 1993 e depois retornou em 1999, 2001, 2002, 2011, 2013, 2017, 2018 e 2019.

Não é exagero dizer que desde o começo eles estabeleceram uma conexão profunda com o país. Afinal, já em sua estreia por aqui, no festival Hollywood Rock, de 1993, ficaram maravilhados ao ver um ensaio da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, e convidaram os músicos para subirem ao palco com eles, o que resultou num encontro inesquecível!

No Rock in Rio de 2011, subiram ao palco vestindo uma camiseta com o rosto de Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, que era fã da banda. O show aconteceu no dia em que o jovem completaria 20 anos e a homenagem foi muito elogiada por Cissa e pelos fãs.

Em 2013, fizeram referência ao Brasil na letra da faixa Open/Close, que narra uma aventura pela vida noturna do Rio de Janeiro: “so we were down in Brazil and man, that place is wild”, Kiedis introduz.

E, falando em música, em 2018, o então guitarrista do grupo, Josh Klinghoffer, surpreendeu a todos no Lollapalooza, em São Paulo, tocando e cantando em português a canção Menina Mulher da Pele Preta, de Jorge Ben Jor.

Até mesmo quando não estão por aqui, o Brasil está com eles de alguma maneira, como mostrou Flea em 2021, postando um belo prato de arroz, feijão e ovo frito, que os fãs, imediatamente, chamaram de PF brasileiro.

Unlimited Love Tour

Desde o último sábado, 04, quando tocou no Estádio Nilton Santos, no Rio, o Red Hot Chili Peppers está em turnê pelo Brasil com a Unlimited Love Tour, que marca o retorno do guitarrista John Frusciante ao grupo — e aos palcos brasileiros depois de 21 anos —, e apresenta ao vivo pela primeira vez as faixas dos lançamentos mais recentes do grupo, Return of the Dream Canteen e Unlimited Love, ambos de 2022.

Quanto ao setlist do show, foi cheio de surpresas e consideravelmente diferente do que vinham tocando em suas apresentações mais recentes. Confira:

1. “Intro Jam”
2. “Can’t Stop”
3. “The Zephyr Song”
4. “Snow (Hey Oh)”
5. “Here Ever After”
6. “Otherside”
7. “Suck My Kiss”
8. “Eddie”
9. “Soul to Squeeze”
10. “Right on Time”
11. “Tippa My Tongue”
12. “Havana Affair” (cover de Ramones)
13. “Californication”
14. “The Heavy Wing”
15. “Black Summer”
16. “By the Way”
Bis:
17. “Under the Bridge”
18. “Give It Away”

Na última terça, 07, a banda se apresentou em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, e nos próximos dias, seguirão para São Paulo (10/11, no Estádio do Morumbi) e Curitiba (13/11, no Estádio Couto Pereira), encerrando a turnê brasileira em Porto Alegre (16/11, na Arena do Grêmio).

Todos os shows terão abertura da Irontom, banda baseada na Califórnia cujo guitarrista, Zach Irons, é filho do baterista Jack Irons, que também já fez parte dos Chili Peppers.

Próximos shows do Red Hot Chili Peppers no Brasil:

São Paulo
Sexta, 10/11, 21h
No Estádio do Morumbi
(esgotado)

Curitiba
Segunda, 13/11, 21h
Estádio Couto Pereira

Porto Alegre
Quinta, 16/11
Arena do Grêmio

Laura Damasceno

Festivaleira profissional, jornalista e mãe de pets. Estratégia + curadoria + comunidade e mais um monte de coisa. De BH, SP e do mundo ;)

× Curta Music Non Stop no Facebook