Bikini Kill Shows internacionais Bikini Kill. Foto: Divulgação

Ícone do punk feminista, Bikini Kill vem ao Brasil pela primeira vez

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Primeiro e único show da pioneira banda no país será em 05 de março, em São Paulo

Com sua formação original, o Bikini Kill acaba de anunciar o primeiro show de sua história no Brasil. A apresentação, única no país, será na Audio, em São Paulo, no dia 05 de março de 2024 (uma terça-feira). Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta (08).

O anúncio é histórico. Fundado em 1990, em Olympia, nos EUA, o grupo se separou em 1997, depois de lançar apenas dois álbuns e alguns EPs, devido a problemas de saúde enfrentados pela vocalista, Kathleen Hannah.

Desde então, a artista dedicou-se a vários outros projetos na música, culminando em colaborações com Joan Jett e a banda Le Tigre. Em entrevistas, negava veemente qualquer volta do Bikini, até que anunciou, em 2019, uma reunião para uma turnê.

Incendiárias e revolucionárias

Os ensinamentos feministas do Bikini Kill transcenderam os seus poucos sete anos de vida. Reverberaram em milhares de garotas mundo afora, que se sentiram empoderadas para invadir o cenário de punk rock e hardcore, masculinizados até que Hanna inaugurasse o movimento Riot Grrrl.

Primeiro, distribuindo fanzines em que invocavam as minas para um protagonismo maior na música (e na plateia dos shows), e depois, subindo ao palco com o grupo, que se tornou lendário em todo o planeta. Em suas letras e, principalmente, na atitude, mostravam a todas que lugar de mulher não é como acompanhante de músico.

Em seus shows, “convidavam” os meninos a se afastarem da frente, para que as garotas presentes pudessem fazer sua própria roda de pogo. A atitude até hoje é replicada, inclusive com bandas masculinas.

No Brasil, caiu como a luva perfeita para esbofetear os homens que importavam o cenário hardcore americano, e influenciou grupos como Bulimia e Gritando HC, entre incontáveis outros.

Vê-las pela primeira vez no país promete ser, além de uma nostálgica catarse, um fotograma de como está o presente e o futuro do ativismo musical por aqui.

Serviço

Show Bikini Kill

Data: 5 de março de 2024 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Audio – Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo/SP
Início das vendas: 08 de novembro
Ingressos: Via Ticket360, a partir de 08 de novembro; pela bilheteria da Audio (sem taxa), entre segunda a sábado, das 13h às 20h; ou na Associação Cultural Cecília (sem taxa), nas terças, quintas, sextas e sábados, das 19h à 00h, e domingo das 21h à 00h.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook