Avião Imagem: Divulgação

Pista de dança surreal: como um antigo avião desativado será atração em clube de SC

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

Dono do Surreal Park, clube que abrigará o ousado projeto, Renato Ratier conversou com o Music Non Stop

O Brasil está prestes a ganhar uma pista de dança bem inusitada. No Surreal Park, clube de Renato Ratier [dono e fundador do D-EDGE] localizado em Camboriú, Santa Catarina, será possível curtir o rolê em um antigo avião cargueiro desativado.

Baseado na fuselagem de um Boeing 727-200F de 1979 de quase 50 metros de comprimento, o palco, chamado Jet Set, é ousado e, segundo seu idealizador, diferente de qualquer outro já visto.

“Eu já vi uma carcaça de avião no [festival americano] Burning Man e tenho conhecimento de que houve outra numa festa em Monegros [Espanha], e também na Sérvia. Mas nós estamos fazendo de uma maneira diferente. Vai receber pintura especial, customização nas janelas, iluminação, as pessoas vão poder dançar nas asas, dentro e embaixo”, contou Ratier, em exclusividade ao Music Non Stop.

Vídeo: Divulgação

Serão, portanto, quatro espaços: pista de dança interna, com capacidade para 300 pessoas, incluindo as asas; pista externa, embaixo da fuselagem, com capacidade para 2.5 mil pessoas; além de deck e bar.

O empresário, que também é DJ e produtor musical, destaca que, para além da aeronave em si e do projeto de iluminação e design, assinado por Fabiano Tamburus, seu grande diferencial é a localização, ficando no alto de um morro.

“Estamos fazendo um trabalho muito grande de terraplanagem e de fundação, porque esse morro tem um declive. E o bacana é que em cima dele você tem toda a vista do parque. O Surreal tem cem mil metros quadrados, acredito que seja o maior clube do mundo em extensão. E fora isso, você consegue ter a visão de todo o skyline de Balneário Camboriú [cidade vizinha]. Os prédios também vão conseguir ver o avião, principalmente porque ele será cromado, refletindo toda a iluminação do sol e da lua. Acho que vai ser algo realmente único”, seguiu.

Ideia surgiu com a esposa

Avião

Renato Ratier e a esposa, Sarah Cardoso, no Surreal Park. Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido por suas propostas de vanguarda — o D-EDGE, por exemplo, foi a primeira casa noturna no mundo a usar LEDs, tuboled e linhas de luz —, Renato também destacou que a ideia surgiu em conjunto com sua esposa, Sarah Cardoso.

“A gente tava pensando em coisas surreais, inusitadas, para o clube, e concluímos que seria legal colocar um barco ou um avião. A Sarah é apaixonada por aviação — ela ia ser comissária logo quando a gente se conheceu, e o sonho dela é ser piloto. Falamos de tirar o brevê juntos, porque boa parte da minha família é de pilotos, então eu também tenho essa paixão desde pequeno. Por isso decidimos: teria que ser um avião!”

O Surreal foi inaugurado no final de 2021. Serão, portanto, mais de dois anos entre a idealização e a realização do projeto, que deve ficar pronto no segundo semestre. Segundo Ratier, as dificuldades burocráticas e de transporte retardaram sua concretização. O modelo, que se encontra no clube desde o fim de janeiro, estava armazenado em um galpão do Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais/PR.

Avião

Imagem: Divulgação

“Tivemos que encontrar, desmontar e transportar essa aeronave. Através do tio da Sarah, conhecemos uma pessoa que ficou de fazer essa pesquisa para nós. Às vezes aparecia algo no Nordeste ou em outro lugar muito distante, o que tornava tudo ainda mais difícil. Acabou, então, que achamos esse modelo em Curitiba. Foi uma longa negociação para conseguir liberar todos os documentos, e depois o transporte. Em Santa Catarina, tivemos que murchar os pneus do caminhão para conseguir fazer com que a aeronave passasse embaixo de um viaduto. As asas tiveram que ser desmontadas e cortadas, pois tinham mais de cinco metros. Foi um tremendo trabalho de logística.”

Neste momento, a pista aeronáutica está em reforma, e a previsão é de que ela seja inaugurada entre junho e julho.

“A Sarah também é DJ, falei que ela que vai dar o primeiro play. Ela disse que já está com a roupa de comandante”, brincou.

Surreal

Palco Ritual é o maior e mais recente espaço inaugurado no Surreal Park. Foto: Reprodução/Facebook

Fundado com o objetivo de proporcionar algo realmente diferenciado à cena eletrônica brasileira, o Surreal Park abriu suas portas oficialmente em dezembro de 2021. Em seus mais de cem mil metros quadrados espalhados em meio à natureza, possui cinco palcos: Ritual, Bells, Nomad, Raw Room e Church.

Seu maior e mais novo espaço, o Ritual foi inaugurado em dezembro de 2023, tem capacidade para oito mil pessoas e se propõe a combinar vertentes da dance music a elementos étnicos e orgânicos, assim como é visualmente conectado com as belezas naturais através de elementos sustentáveis, como o bambu e a madeira. O ambiente leva a assinatura de Muti Randolph, Rodrigo Pitta e da Surya Design.

Veja mais fotos do projeto Jet Set

Avião

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.

× Curta Music Non Stop no Facebook