DJ dos mais influentes da música eletrônica, Pete Tong toca no Brasil neste fim de semana
Uma das primeiras vozes a disseminar a house music no Reino Unido, artista e radialista britânico é atração nas duas casas do D-EDGE
Os influencers de hoje podem até ser influentes de verdade, mas não chegam aos pés de Pete Tong, DJ e radialista que ajudou a disseminar a house music no Reino Unido a partir dos anos 80. O artista britânico já está no Brasil, onde passa neste final de semana pelas duas casas do D-EDGE: sexta [12] no Rio de Janeiro, e sábado [13] em São Paulo.
Tong não é uma superestrela megapopular, mas é uma das vozes mais importantes e respeitadas da história da música eletrônica [principalmente entre as de sotaque inglês]. Apresentador na clássica estação BBC Radio 1, solidificou uma reputação ilibada graças a programas como Essential Selection e Essential Mix, desde os anos 90. Enquanto o primeiro se estabeleceu em 1991 como o grande espaço para se ficar ligado no que havia de mais quente, o segundo serve desde 1993 como uma espécie de carimbo internacional.
Como sugere o seu nome, o Essential Mix reúne sets com as músicas essenciais dos DJs convidados a participar. Praticamente todo nomão da dance music passou ao menos uma vez por ele — de Daft Punk a Paul Oakenfold, de Nina Kraviz a David Guetta, de Alok a Vintage Culture, passando por ANNA, Caribou, Flying Lotus e mais uma galera —, e a primeira, normalmente, simboliza uma mudança importante de patamar.
Comandando essas atrações no rádio, bem como a sua gravadora FFRR (Full Frequency Range Recordings), Pete ajudou a disseminar e fortalecer a cultura clubber não apenas em Londres, onde se tornou figura fundamental, como também mundo afora, emplacando hits e sendo protagonista na popularização da música eletrônica ao longo dessas décadas. É dele a primeira coletânea do Reino Unido voltada à house music: The House Sound of Chicago, Vol. 1, de 1986, feita em parceria com os selos mais importantes do estilo à época, DJ International e Trax Records.
O reconhecimento ao seu trabalho permitiu que, mesmo não sendo um produtor musical muito ativo (já fez remixes para artistas como Seal, Robyn e U2, mas não é o seu ponto mais marcante), Tong conseguisse construir uma carreira invejável tocando ao redor do globo, incluindo residências na badalada ilha de Ibiza.
A partir de 2010, começou também a chamar muita atenção com suas revisitações de clássicos da música eletrônica executados por orquestras sinfônicas, através de álbuns muito bem-sucedidos, como Classic House e a famosa série Ibiza Classics — ambos ao lado do maestro Jules Buckley e sua Heritage Orchestra. Além dos discos, o projeto também se apresentou ao vivo por diversas vezes, encantando fãs e conquistando novas fronteiras para o gênero.
Com um espectro amplo dentro desse universo, Pete Tong é capaz de passear pelos mais diversos estilos — do tech house ao trance, do rap ao drum’n’bass. No Rio e em São Paulo, entretanto, deve focar em sua faceta mais houseira. Inclusive, esta não será a sua primeira vez na famosa casa noturna. Em abril de 2018, foi atração da Freak Chic ao lado de BLANCAh, Edu Corelli e Renato Ratier, dono do clube. Três anos antes, gravou um programa especial [que infelizmente não está mais disponível] sobre os 15 anos de D-EDGE e a cena eletrônica brasileira, trazendo podcasts de Digitaria, Gui Boratto e do próprio Ratier.
Serviço
DOG_MA presents Pete Tong
Local: Centro Cultural D-EDGE Rio: Av. Rodrigues Alves, 293 – Saúde, Rio de Janeiro/RJ
Data: 12/04 (sexta-feira)
Horário: A partir das 23h
Atrações: Pete Tong, Adnan Shariff, Lysia & Man From Rio e Underdogs
Ingressos: A partir de R$ 70,00 via Blue Ticket
NAVE D-EDGE presents DJ MARKY & FRIENDS (Pista 1) e Pete Tong (Pista 2)
Local: D-EDGE: Av. Mário de Andrade, 141 – Barra Funda, São Paulo/SP
Data: 13/04 (sábado)
Horário: A partir das 23h59
Atrações: DJ Marky, Visages e Fabz (pista 1); Pete Tong e Adnan Sharif (pista 2); Ingrid e Mallu Cruz (Lounge by DJ College)
Ingressos: A partir de R$ 90,00 via Blueticket