Blur Foto: Reprodução

Em clima de fim de jogo, Blur ganhará dois filmes em 2024

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Banda inglesa que rodou o mundo com turnê de reunião em 2023 começa a passar a limpo sua história

O Blur, banda liderada pelo workaholic Damon Albarn, parece estar com os dias contados. Sua última reunião rendeu uma aclamada turnê mundial (com shows históricos nos Estados Unidos) e um final, digamos, nostálgico no Primavera Sound 2023 — oportunidade em que visitaram seus fãs sul-americanos, ao que tudo indica, pela derradeira vez.

O grupo e sua equipe, no entanto, não planejam deixar que seu legado para o rock mundial seja esquecido. A produtora britânica Altitude anunciou o lançamento de não só um, mas dois filmes ligados ao Blur ainda em 2024. Ambos confirmados apenas para os cinemas ingleses e irlandeses, mas parece óbvio que as produções correrão o mundo, ainda que em festivais independentes e plataformas de streaming.

Documento do retorno

A primeira produção, já anunciada para o circuito de cinemas britânico, é um documentário sobre a reunião da banda, com cenas de bastidores, ensaios e registros da produção do álbum The Ballad Of Darren, disco que o grupo compôs e lançou no passado. O filme desemboca no majestoso show no estádio de Wembley, cujos ingressos se esgotaram tão logo abriram as vendas.

O segundo lançamento é um filme-concerto, formato que tem ganhado força nos últimos anos, graças ao gigantesco sucesso comercial do registro das turnês de Taylor Swift e Beyoncé.  O registro mostrará na íntegra as duas horas do show de Wembley para uma multidão de fãs nostálgicos de Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree.

O Blur estava parado desde 2015, com exceção de um reunião surpresa para o show beneficente da fundação Africa Express. Por este motivo, a reunião de 2023 foi tão saudada por fãs de todo o planeta.

Multi-Arban

Damon Albarn, a mente criativa por trás do Blur, declarou à BBC que se sentiu “meio perdido” durante a composição do álbum de 2023, The Ballad Of Darren, entregando que o projeto procurava reviver uma energia entre os integrantes que já não flutuava mais pelos ares do estúdio.

Cabeça vazia, no entanto, nunca foi oficina para os demônios de Damon. O artista é celebre por diversos projetos paralelos, dentre os quais  se destaca o extremo sucesso da banda quase virtual Gorillaz.

Cinemas e plataformas

É muito provável que os cinemas brasileiros não abrirão espaço para ambos os filmes do Blur. Filme concerto, por aqui, ainda é restrito a artistas de popularidade gigante, que transpõem as grandes capitais. Mas os fãs brasileiros poderão, sozinhos ou em uma Blur party organizada com os amigos, curtir os melhores momentos da reunião de uma banda que, ao que parece, está dizendo adeus.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.