Nômade Orquestra Foto: Rui Mendes/Divulgação

Nomade Orquestra faz show de lançamento de novo álbum neste domingo

Adriana Arakake
Por Adriana Arakake

Terceiro Mundo é o quinto disco de estúdio do grupo formado no ABC Paulista

“Nóis tá armando uma revolução sem falar.” É exatamente este o tom do novo disco da Nomade Orquestra, Terceiro Mundo. O sample com a frase do pensador contemporâneo e ativista Paulo Galo está na faixa O nascimento do sol invencível, e qualquer semelhança com The Revolution Will Not Be Televised, de Gil Scott-Heron, talvez não seja mera coincidência nas falas tão necessárias do líder do grupo Entregadores Antifascistas.

Neste domingo, 16 de junho, às 18h, o Sesc Pinheiros será palco de uma experiência musical inesquecível com o show de lançamento do quinto álbum de estúdio do coletivo. Lançado pelo selo nova-iorquino Nublu Records, Terceiro Mundo é resultado de um processo criativo que começou durante a pandemia, refletindo temas de resistência e resiliência. A gravação foi feita ao vivo, capturando a energia e a espontaneidade dos músicos. A obra traz uma mistura de influências e experiências, destacando-se pela autenticidade e pela profundidade de suas composições.

Em plena ascensão no cenário da música instrumental brasileira, a Nomade Orquestra é conhecida por seu estilo único que mistura funk dos anos 70, jazz, dub, rock, afrobeat e ethno grooves. Formado em 2012 no ABC Paulista, um polo industrial de São Paulo, o grupo reflete bem a riqueza cultural da região em suas composições.

Lançado em 2014 no Brasil, o disco homônimo de estreia foi também promovido internacionalmente em 2016, pelo selo inglês FarOut Recordings. Desde então, a banda não parou de crescer, conquistando público e crítica em turnês pela Europa, incluindo países como Portugal, Espanha e Inglaterra. Sua música é uma colcha de retalhos sonoros, fundindo elementos de diferentes gêneros e culturas para criar uma experiência auditiva única e envolvente, com influências que vão de Coltrane e Hermeto Paschoal a Khruagbin e Curtis Mayfield.

A Nomade Orquestra é formada por um talentoso time de músicos que traz vida às suas paisagens sonoras: Guilherme Nakata (bateria), Ruy Rascassi (contrabaixo), Marcos Mauricio (teclados), Beto Malfatti (sax tenor e flauta), Marco Stoppa (trompete), Bio Bonato (sax barítono), Luiz Galvão (guitarra), Victor Fão (trombone), André Calixto (gaita), Raphael Coelho (percussão) e Ana Eliza Colomar (sax alto e flautas).

As oito faixas do novo trabalho exploram desde estereótipos do terceiro mundo até a diversidade cultural de São Paulo, sempre com uma mensagem de esperança e inovação. Terceiro Mundo é mais do que um álbum; é uma celebração da música, da arte e da resistência cultural. Show imperdível!

Serviço

Nomade Orquestra | Lançamento do álbum Terceiro Mundo

Data: 16 de junho de 2024 (domingo)
Horário: 18h
Local: Teatro Paulo Autran: Rua Pais Leme, 197 – Pinheiros, São Paulo/SP
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Disponíveis via Sesc SP

Leia mais da coluna de Adriana Arakake!

Adriana Arakake

Adriana Ararake é DJ é especialista em Jazz, Soul e Blues do Music Non Stop.

× Curta Music Non Stop no Facebook