Dados da plataforma trazem estatísticas dos últimos cinco anos
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Spotify traz números bastante otimistas sobre as minas no mercado da música — fazendo um contraponto ao preocupante relatório divulgado recentemente pelo parlamento britânico.
Segundo a plataforma, o número de plays em faixas de artistas mulheres cresceu globalmente em 231%. No Brasil, os dados são ainda mais animadores, indicando um aumento de 252% no mesmo período.
A geração Z é a maior ouvinte de artistas brasileiras nos últimos quatro anos, e o público feminino continua sendo o o maior consumidor desse recorte (60%).
Dentre as musicistas BR mais escutadas no país, o sertanejo naturalmente domina, com Ana Castela, Marília Mendonça e Mari Fernandez nas três primeiras posições. O cenário muda de leve quando falamos nas mais ouvidas no mundo, com Anitta, Ludmilla e Ana Castela no pódio, e a presença de ícones da MPB como Astrud Gilberto e Elis Regina no Top 10.
Confira o infográfico completo:
Playlists só de mulheres
Ao mesmo tempo em que dá luz a essas estatísticas, o Spotify também celebra a chegada do dia 08 de março com o hub EQUAL, que traz uma série de playlists só com artistas do sexo feminino dos mais variados gêneros musicais.
A compilação de música eletrônica, por exemplo, traz 85 faixas de nomes como LP Giobbi, Rezz, Charlotte de Witte e Anja Schneider.