Lançamentos da Monique Dardenne: esta semana, você vai ouvir as novas de Toro y Moi, Hot Chip e algumas obscuridades. Clique djá.

Por Claudia Assef

Toda sexta, você já sabe; o Music Non Stop traz 10 lançamentos imperdíveis pra você ouvir, com as escavações sonoras aprofundadas de Monique Dardenne. Antes de mais nada, vamos dar a carteirada da Monique:

Mãe da Malu, Monique é formada em Direito, atua no mercado musical há mais de 15 anos como booker de artistas nacionais, internacionais, gestora de carreiras, pequisadora e curadora musical. Foi label manager da plataforma Skol Music, diretora da webtv inglesa Boiler Room no Brasil e curadora de música do Centro Cultural São Paulo.

É co-fundadora da plataforma de música Women’s Music Event, que inclui uma conferência anual e o WME Awards by MUSIC2, primeiro prêmio de música voltado às mulheres.

Quer saber o que saiu da pesquisa musical da Monique? Clica abaixo e aumenta o som!

De 6 a 13 de maio

1 – Toro y Moi – Mahal (álbum)

O sétimo álbum de estúdio de Chaz Bear como Toro y Moi mostra a sua jornada psicodélica com os singles Postman, Magazine, The Loop e Déjà Vu. Os artistas Unknown Mortal Orchestra, Salami Rose Joe Louis, The Mattson 2 e Sofie participam do disco.

2 – Bolis Pupol – Neon Budha (single)

Recém-saído de um aclamado álbum de estreia com a maravilhosa Charlotte Adigéry, o músico belga-chinês Bolis Pupul explora temas de herança e identidade em seu novo trabalho solo de duas faixas, lançado no formato 12 polegadas. Neon Buddha foi lançado nesta sexta (6) pelo incrível selo DEEWEE da Soulwax.

3 – Rhye, Âme – Black Rain – Âme Remix (single)

Rhye, coletivo que tem como frontman o cantor canadense Mike Milosh, casou perfeitamente com a sutileza house melódica do duo alemão Âme, que desde 2001 vem nos brindando com faixas chiques para as pistas. O resultado dessa união e a hiponótica Black Rain, com direito a surpresinhas em sua estrutura.

 

4. Soccer96 – Inner Worlds (álbum)

“Pensamos na relação entre nossos mundos interno e externo”, diz Danalogue, da Soccer96. Betamax, que forma a dupla com Danalogue, membro do Comet is Coming, descreve seu último álbum como “música de batalha espiritual para nos estabilizar através das mudanças do mundo exterior”.
Este álbum, a dupla co-escreveu com Tom Colors That Rise, Tom Herbert, Salami Rose Joe Louis, Simbad e Rozi Plain. Da empolgante carga eletrônica e ritmo propulsor de Crystal Pyramid ao quase cósmico drum’n’bass de Speak More of Love com uma enorme variedade de sons e estilos, do jazz à eletrônica, nunca realmente sentado confortavelmente na categorização de música fácil.

5 – Head High + Virginia – Blind

O produtor de techno e DJ alemão René Pawlowitz nasceu Frankfurt e se mudou para Berlim em 2002, quando lançou seu próprio selo, Soloactrecords. Começou a lançar suas próprias faixas sob o codinome Shed e acabou se tornando um dos produtores mais respeitados da Alemanha. Como Head High, sua pegada é mais houseira, e aqui, com a cantora e DJ alemã Virginia, o clima é de pista suarenta, pegação e muita drum machine TR-909!

6 – Etyen & Salwa Jaradat – Galah Waji (EP)

A cantora palestina nascida em Beirute Salwa Jaradat e o mago da electrônica Etyen, também do Líbano, se reúnem para o segundo lançamento da série de collabs da Thawra Records e Found Sound Nation, apresentando seu EP colaborativo de duas faixas Galah Waji, desenvolvido durante a residência musical OneBeat Lebanon, explorando temas da língua materna e o uso de linguagem e símbolos codificados no folclore, como forma de resistência contra a censura e a opressão.

7 – Hot Chip – Down (single)

Previsto para agosto, Freakout/Release (2022) é o mais novo álbum do Hot Chip. Para o anúncio do trabalho, o quarteto britânico deu vida à inédita Down, música que parte de fragmentos de More Than Enough, composição originalmente gravada pelo grupo norte-americano Universal Togetherness Band, mas que busca incorporar traços do som que vem sendo produzido pela banda inglesa desde os anos 2000.

8 – Dj-Kicks: Cinthie (compilação)

Cinthie Christl é produtora, DJ, proprietária de uma loja de discos e chefe do  selo 803 Crystal Grooves, sediado em Berlim, com mais de 25 anos fortes na indústria da dance music. Nesse DJ-Kicks, ela liga humores alegres e esperançosos de alguns dos deuses da house music e se conecta às mulheres que estão chegando à cena e talentos não binários que enriquecem o ecossistema da pista de dança hoje em dia.

9 – Hiatus Kaiyote – Mood Variant (The Remixes)

Três vezes indicado ao Grammy, Hiatus Kaiyote anuncia o álbum de remixes Mood Variant, com Red Room (Nick Hakim Remix) e Get Sun (Georgia Anne Muldrow Remix), que estão disponíveis a partir desta sexta (6). Mood Variant segue o sucesso esmagador do álbum que deu origem a ele, o aclamado pela crítica Mood Valiant, que foi indicado para Melhor Álbum de r’n’b progressivo no Grammy deste ano.

10 – Royksopp – Profund Mysteries (álbum)

Quem gosta de música eletrônica e não conhece Röyksopp precisa rever seus conceitos. Oito anos depois de se despedir do formato tradicional de álbum, a dupla norueguesa retorna com um amplo projeto multimídia cujo melhor material parece um retorno à forma. O disco Profound Mysteries traz a já conhecida atmosfera grandiosa e melódica do Röyksopp, que ora nos leva a uma pista de dança de festival e às vezes nos joga na profundidade de um calabouço gelado na escandinávia. Um belíssimo retorno para começar os 21 anos de história da dupla.

LEIA COLUNAS ANTERIORES

SIGA A PLAYLISTA LANÇAMENTOS DA MONIQUE 

 

Claudia Assef

http://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook