Jeff Mills lança híbrido de CD e vinil

Por Claudia Assef

Capa do disco The Occurrence, do aka The Sleeper Wakers, do americano Jeff Mills

Além da habitual boa música, desta vez o DJ e produtor americano Jeff Mills vem com outra novidade: seu novo disco, The Occurrence, é um híbrido de CD e vinil de 5 polegadas. De um lado, você coloca no CD player, e ele toca. É só virar do outro lado para ouvir a faixa que vem gravada no formato vinil.

Deste lado, você ouve o CD...

... deste, você escuta o som gravado em vinil 5''

Lançado pelo codinome Sleeper Wakes (nome inspirado num livro de H.G. Wells), o projeto mostra um Jeff Mills mais ligado à ficção científica. Em The Occurrence, Mills consegue mais uma vez personificar sua conexão com sons do espaço. Porque se tem alguém que sabe como é a música além deste mundo, este cara é o Jeff Mills.

Primeiro híbrido de CD e vinil de que se tem notícia, o lançamento serve muito mais como item de colecionador do que um produto que chegou para revolucionar o minguante mercado fonográfico. The Occurrence chega às lojas pelo triplo do preço médio de um CD normal, cerca de 30 libras (R$ 80), nos sites ingleses. Em edição limitada, importada do Japão, o disco é desses que fazem estourar o cartão de crédito de qualquer louco por techno. Eu já encomendei o meu neste site.

Para quem gosta de techno, especialmente o techno de Detroit, Jeff Mills é Deus. Ele é um dos DJs/produtores mais importantes do gênero e sempre dá um jeito de se reinventar. Mills foi DJ num dos programas de rádio mais importantes da história do techno, o Electrifying Mojo,  uma importante fonte de informação musical underground dos anos 80, que botava lado a lado Kraftwerk, Prince e B 52’s. Jeff Mills já tocou com orquestra, em apresentação registrada no incrível DVD Blue Potential, já se exibiu, munido de toca-discos, em vitrine de loja (em performance gravada no DVD The Exhibitionist) e fez apresentação cabeçuda emulando o som de Saturno em pleno festival Sónar (em 2008). Sempre defendendo o techno roots, Mills foi um dos maiores divulgadores do Underground Resistance, coletivo fundamental para a difusão do som de Detroit.

Ouça trechos de The Occurrence aqui.

Claudia Assef

http://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook