Grammy Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images

8 lendas da música que jamais ganharam um Grammy

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Premiação acumula uma senhora lista de “esquecidos” em sua galeria

Quando lemos matérias, biografias e verbetes sobre grandes artistas da música pop mundial, é certo que encontraremos, em sua apresentação, citações como “vencedor do Grammy“. O prêmio anual, cuja edição 2024 será transmitida neste domingo, às 22h, pelo canal brasileiro de TV a cabo TNT, virou uma espécie de carimbo de popularidade, estampado na história de grandes ídolos da indústria musical.

No entanto, a constância com que encontramos essa notória carimbada faz com que nos esqueçamos que um Grammy na estante não é o único mérito capaz de colocar um artista na história dos grandes da música. Muitos jamais ganharam um trofeuzinho e, ao passarmos a linha nos números de suas carreiras, como vendas de discos, turnês, discografia, a verdade vem à tona: dá pra sobreviver sem o prêmio!

As indicações e premiações sempre geraram polêmica, desde sua origem, em 1959. Os indicados são escolhidos por um time de voluntários da academia. Uma segunda lista é criada com base nas indicações, e então vai para os “membros associados”, que peneiram os indicados dos anos. A escolha do vencedor, então, fica a cargo dos “membros votantes”, atualmente 12 mil profissionais da música convidados.

Mesmo com um número considerável de votantes, o Grammy segue “esquecendo” vários artistas, para indignação dos fãs.  Conheça os 10 maiores injustiçados da premiação:

Bob Marley

Grammy

Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images/Reprodução

Possivelmente a maior estranheza da premiação. O astro de renome mundial, que colocou o reggae nas rádios de todo mundo, jamais ganhou um Grammy em vida. Rolou um prêmio consolação em 2001, uma menção honrosa pelo conjunto da carreira, mesmo ano em que ganhou uma estrelinha na calçada da fama de Hollywood.

Bob Marley, a lenda, é considerado uma das maiores estrelas da música. Sem Grammy.

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Foto: Reprodução

Tudo bem que Hendrix não colaborou. Resolveu morrer cedo demais, nos deixando no auge de sua carreira ou, muitos creem, ainda sem ter atingido o topo da revolucionária montanha que escalava.

O mais doido é que o guitarrista só foi indicado uma vez, mesmo dinamitando os limites entre o rock’n’roll e o soul, enquanto transformava o instrumento em uma nave alienígena dominadora. Depois de falecido, foi homenageado sete vezes pela Recording Academy, dona do Grammy.

Björk

Grammy

Foto: Reprodução

O fato de Björk jamais ter ganhado um Grammy escancara uma certa caretisse por parte dos membros votantes, que virou o nariz para o pop experimental da cantora islandeza nada menos do que nas 16 vezes em que foi indicada. Sua última indicação foi em 2023, com o excelente álbum Fossora, na categoria Melhor Album Alternativo.

Também não ganhou. Bjork segue na “lista de espera”.

Queen

Queen

Foto: Reprodução

Ser uma das maiores bandas entre as décadas de 70 e 80, dona de álbuns que venderam milhões de cópias e fazem parte da discoteca obrigatória de todo fã de rock, não te credencia, pelo mesmo na opinião dos membros votantes do Grammy, a ter uma estatueta na estante.

Prova disso é o Queen. Ficamos aqui imaginando o que o ácido Freddie Mercury teria a dizer sobre isso. O grupo foi homenageado em 2018 por suas contribuições à história da música.

ABBA

Abba Grammy

Foto: Reprodução

“Aaaah, mas o Grammy só premia o povo do pop!”

Quer grupo mais popular do que o ABBA, os swingers mais celebrados das discotecas mundiais? Não foi o suficiente. Aliás, eles jamais foram nomeados até 2021, onde entraram por tabela, graças ao musical Mamma Mia.

Parece que os voting members da academia estiveram todos lá no estádio americano de baseball vociferando contra a disco music, na tenebrosa Disco Demolition Night.

Snoop Dogg

Snoop Dogg Grammy

Foto: Reprodução

Snoop Dogg nunca ganhou um Grammy. Enquanto isso, fez filme ao lado Ben Stiller e Owen Wilson, comentou (e comentará em Paris) os jogos olímpicos, apresentou episódios do Animal Planet, lançou livro de receitas e… quando sobrou tempo, lançou discos seminais na história do rap. Aliás, será que ele sabe o Grammy existe?

Tupac Shakur

Grammy

Foto: Reprodução

Até o ano de sua trágica morte, em 1996, Tupac Shakur ganhou uma boiada de prêmios que chegaram a posicioná-lo como o melhor rapper de todos os tempos. Menos no Grammy. Aqui, Tupac foi indicado 6 vezes e não levou nenhum. Mais um que figura na lista das ausências inexplicáveis.

Diana Ross

Grammy

Foto: Reprodução

Gente, Diana Ross! Como pode, em um mundo repleto de divas do R&B, como é o da música pop estadunidense, Ross jamais ter ganhado um prêmio Grammy?

Diana já colou na festa como indicada 13 vezes, gastou com vestido e limusine, e voltou para casa sem nada. Segue na turma do fundão, ao lado de Katy Perry, Miley Cyrus e Demi Lovato, que também nada ganharam.

Alô membros votantes, que é que passa?

Grammy
Você também vai gostar de ler 5 shows absurdamente bons da história do Grammy

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook