Almir Sater e Gabriel Sater - Grammy Latino 2023 Almir e Gabriel Sater. Imagem: Reprodução/Rede Globo

Almir e Gabriel Sater: pela primeira vez, pai e filho competem pelo mesmo prêmio no Grammy

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Talento no sangue — no Grammy Latino, o famoso violeiro concorrerá com o filho pelo prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa

Na história do Grammy, maior premiação mundial da indústria da música, histórias envolvendo pais e filhos são raras. Provavelmente, a mais incrível delas foi conquistada agora pela família brasileira de violeiros Sater. O pai, Almir, e o filho, Gabriel, vão disputar o mesmo prêmio, de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, no Grammy Latino 2023.

A briga, inédita na história da academia, é boa. Almir Sater é reconhecidamente um dos virtuosos da viola pantaneira no Brasil. Seu álbum, Do Amanhã Nada Sei, vai concorrer com Erva Doce, do filho, igualmente fera no instrumento. Além da família, disputam o prêmio Gaby Amarantos, Elba Ramalho, João Gomes e o português Carminho.

Ao G1, Almir Sater falou sobre a indicação:

“Fiquei muito feliz com a indicação para o Grammy, tanto a minha indicação, como a do Gabriel. Nós vamos concorrer um com o outro. Fico feliz! É um reconhecimento do trabalho que eu gravei, do trabalho que o Gabriel gravou. Qualquer um dos dois pode ganhar. Nós dois podemos perder também. Só de ter sido indicado é uma vitória. Espero que dê tudo bem!”

Pais e filhos no Grammy

A disputa entre pai e filho é inédita na premiação. Ainda assim, temos outros exemplos de progenitores e seus descendentes que, de alguma forma, foram vinculados através do Grammy. Bob Marley é um caso notável. Venceu três gramofones (todos póstumos) e foi sucedido por três de suas crianças — Ziggy, Damien e Stephen —, que, somados, conquistaram 20 estatuetas.

Jacob Dylan também fez bonito, seguindo os passos do pai. Enquanto Bob Dylan coleciona 10 prêmios, ele já contabiliza dois. O exemplo se replica em outras duplas, como Johnny Cash (13 gramofones) e sua filha Rosanne (4), Miley Cyrus (2 indicações) e seu pai Billy Ray (2 prêmios), entre outros.

A última edição americana do prêmio indicou novamente pai e filho, desta vez trabalhando no mesmo álbum. O pastor Paul S. Morton convidou seu filho, PJ, para produzir 4 faixas de seu álbum. Concorreram juntos ao prêmio de melhor música gospel, com uma versão de Only One, de Stevie Wonder.

O Grammy Latino

A cerimônia do Grammy Latino 2023 acontecerá dia 16 de novembro, com transmissão ao vivo pelos canais Globo. Vários brasileiros disputam as mais de 40 categorias, com destaque para a cantora Natascha Falcão, concorrendo a Melhor Artista Revelação na categoria global. Saiba mais aqui.

Ainda na expectativa sobre o resultado a ser anunciado, uma coisa é certa para a família Sater. As chances do prêmio bailar nas cordas da viola pantaneira, neste ano, são dobradas!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook