Madonna Foto: Reprodução

O guia definitivo para o show da Madonna em Copacabana, no Rio de Janeiro

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Tudo o que você precisa saber pra curtir a última apresentação da “Celebration Tour”

Neste sábado, dia 4 de maio, rola o tão esperado show de Madonna no Rio de Janeiro. Será sua quarta apresentação na cidade, e certamente a maior de todas. De graça, na praia de Copacabana, com público que deverá superar em muito um milhão de pessoas.

Acostumada a grandes eventos na areia de suas praias, a cidade preparou uma megaoperação para garantir que um trânsito de gente como esse role com o menor índice de incidentes possível. Mais de 85% da capacidade hoteleira de Copacabana já está reservada, além dos turistas que estão espalhados por todas as outras regiões do Rio.

Saiba como será a operação montada pela Prefeitura para o show da Madonna e se prepare para curtir o evento sem perrengue, seguindo as dicas do nosso guia definitivo!

Horários e local

O show da Madonna em Copacabana está previsto para começar às 21:45h. Diplo, o DJ que fará a abertura da festa, entra às 19h. Mas é claro que muita gente está se programando para chegar bem antes e garantir os melhores lugares, para tentar ver a cantora de perto. Telões serão distribuídos não somente ao lado do palco, mas por toda a extensão da praia. O palco será montado em frente ao Copacabana Palace.

Estrutura

18 torres de sonorização serão montadas por toda a praia, garantindo que mesmo quem esteja longe consiga ouvir Madonna. A operação montada pela Prefeitura do Rio compreende uma força-tarefa que envolve 11 órgãos públicos.

Postos de atendimento médico, pontos de encontro para quem estiver perdido e centros de informações turísticas também estarão disponíveis no local do evento. É muito importante chegar mais cedo e descobrir onde estão localizadas todas essas facilidades, para acesso rápido em caso de alguma necessidade.

Distribuídos por toda a orla de Copacabana, o evento terá 550 banheiros disponíveis. Não significa que você está livre do perrengue. Fazendo as contas, dá uma privadinha para cada 2.500 pessoas. Seja inteligente e abuse do planejamento.

Segurança

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a praia de Copacabana será monitorada por mais de seis mil agentes de segurança das polícias militar, civil e guarda municipal. Cem torres de monitoramento com câmeras também serão utilizadas. Isso não significa que você pode dar moleza. Leve somente o necessário, cuide muito bem dos seus pertences e fique atento a seus amigos e a quem estiver perto de você. Vale a pena também saber onde está o posto de policiamento mais próximo, caso seja necessário acioná-lo.

Não vá de carro

Durante o show da Madonna, a prefeitura deixou claro que preparou a região para inibir, ao máximo, o uso de automóveis. Todas as ruas transversais que dão acesso à praia serão fechadas e o estacionamento no bairro será proibido.

De barquinho, só com autorização

Se você está pensando em encostar em Copacabana no esquema jetset, com seu iate cheio de amigos e bebidas para ver o show da Madonna em alto mar, saiba que não é so chegar. A baía estará fechada pela Marinha durante o evento e, para acessá-la, só com autorização e vistoria prévia da embarcação, que não poderá ser solicitada no dia do evento. Só com antecedência.

Transporte público 24 horas

O Terminal Gentileza, em São Cristóvão, foi preparado para ser o principal ponto para conseguir acesso ao show. Linhas de ônibus e BRT permitem seu acesso a partir de todas as regiões da cidade, além dos aeroportos. Do terminal, um ônibus especial, com tarifa de R$ 8,60 (ida e volta), transportará o público até pertinho do show e levará de volta ao terminal, sem interrupções.

O metrô (que também funcionará em esquema 24 horas) tem três estações próximas a Copacabana: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.

Inimigos do fim

Aproveitando o mar de gente que estará na cidade no final de semana, várias festas estão sendo promovidas para absorver quem ainda estiver pilhado depois que Madonna se despedir dos cariocas no palco. O cantor Pedro Sampaio foi escalado de última hora para animar o público na dispersão.

Promoters da cidade prepararam afters como a da Blue Note, com DJs homenageando Madonna, por exemplo. Festas temáticas também acontecerão no Morro da Urca, na quadra da Unidos da Tijuca, e em mais uma porção de clubs e restaurantes, muitos dedicados à comunidade LGBTQIAP+.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.