Glote Foto: Hiago Farias/Divulgação

A melancolia coletiva da banda carioca Glote

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Grupo lança o sensacional Melancolia-Ultra, disco de estreia que prova o poder da colaboração coletiva

New Music, Non Stop é nossa nova coluna semanal, em texto e vídeo, dedicada aos artistas que você precisa conhecer!

Com o recém-lançado Melancolia-Ultra, a banda Glote se une a outros ótimos representantes da música alternativa carioca, como Juçara Marçal, mostrando ao Brasil que, musicalmente, o lado não turístico do Rio de Janeiro é o que mais produz bons frutos.

A Glote surgiu no Realengo, no meio da pandemia, e usou da colaboração coletiva para poder dar vazão a suas criações. João Autuori, seu idealizador, fazia uns rolês em casa para quebrar o marasmo da região em que mora, juntando artistas visuais, músicos e quem mais estivesse afim de fazer a coisa pulsar. Foi conhecendo gente aqui, colaborando ali, que a banda começou a desenhar suas primeiras criações. Resultou em um brilhante disco de estreia, com pitadas de experimentalismo, psicodelia e o indie gringo de grupos como Unknown Mortal Orchestra e Black Midi.

Se não tem rolê perto de casa para juntar a galera, ou se não tem do jeito que a gente gosta, o lance é fazer o próprio corre. E foi assim que o pessoal da Glote foi reunindo um movimento ao lado de artistas com os quais se indentificam, e botando em prática colaborações que vão desde gravações nos estúdios dos brothers até intercâmbios com bandas de outros estados.

Conversamos com eles sobre carreira, música, o corre coletivo e o Rio de Janeiro! Confira.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.