Black Coffee Black Coffee – foto: divulgação

Estrela sul-africana, DJ Black Coffee vem ao Brasil no começo de janeiro. Confira datas e locais!

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Black Coffee traz na bagagem toda a riqueza da cultura musical da África do Sul para cinco cidades do Brasil. São Paulo ficou de fora

Há tempos, a África do Sul tem se mostrado uma fonte de renovação e sofisticação na música eletrônica. E Black Coffee é, atualmente, seu maior expoente.

Berço de vertentes bastante originais da música de pista, como o Kwaito e o Amapiano, o país é celebre por reinterpretar a house music com uma vibração deep, calma e, ainda assim, deliciosamente boa para dançar.

Sem fritação e abusando da ancestralidade, o DJ e produtor Black Coffee volta ao Brasil para uma sequência de cinco shows em cinco dias consecutivos, se contarmos uma data uruguaia: começa no dia 02 de janeiro, no Réveillon de Carneiros, em Pernambuco; passa por Safari Beach (Florianópolis/SC, dia 03), Punta Music (Punta del Este/UY, dia 04); Body & SOUL (Rio de Janeiro/RJ, dia 05) e Surreal Park (Camboriú/SC, dia 06). São Paulo, desta vez, ficou de fora.

Sua precisão cool lhe rendeu um prêmio Grammy e produções ao lado de grandes nomes da música pop, como Pharrell Williams, Alicia Keys e Drake. O reconhecimento o alçou, de uma adolescência difícil em seu país natal, ao olimpo dos grandes artistas mundiais da música eletrônica.

Ainda assim, Nkosinathi Innocent Maphumulo, hoje com 47 anos, não esqueceu suas raízes nem a pendenga do início de carreira. Cuida de diversas ações sociais em seu pais, entre elas a Black Coffee Foundation, que leva educação e música a crianças em situação de vulnerabilidade.

Embora avance por diversos estilos da música negra em suas produções, nas discotecagens o artista destila o fino da afro house e suas influências, representando um momento da música em que a África vê o devido reconhecimento a seus fundamentos da música eletrônica.

Confira as datas de Black Coffee no Brasil (com um pulinho rápido no Uruguai) e programe-se:

02/01, terça-feira – Réveillon de Carneiros / Pernambuco

03/01, quarta-feira – Safari Beach / Florianópolis

04/01, quinta-feira – Punta Music / Punta del Este

05/01, sexta-feira – Body & SOUL / Rio de Janeiro

06/01, sábado – Surreal / Balneário Camboriú

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.