Nandi Bushell Nandi Bushell. Imagem: Reprodução/YouTube

Confira a nova música de Nandi Bushell, a baterista sul-africana de 13 anos que desafiou Dave Grohl

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Com mais de um milhão de seguidores, baterista prodígio é celebridade nas redes

Hoje com 13 anos, a garota prodígio Nandi Bushell lançou seu novo single, Sweet Nightmares, em que novamente toca todos os instrumentos. A composição (música e letra) também é dela. De olho no feriado do Halloween, ela mostrou seu apreço pelo heavy pop em uma faixa, como convém, monstruosa.

Os confetes que caem sobre Nandi, no entanto, remontam a três anos atrás. Na época, Dave Grohl, líder de uma das bandas de maior sucesso da atualidade, o Foo Fighters, e baterista do lendário Nirvana, foi desafiado por uma Bushell de apenas dez anos de idade para uma batalha de bateria. O vídeo, que já acumula mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube, é encantador.

Originária de Durban, na África do Sul, Nandi Bushell faz sucesso graças ao seu talento precoce na bateria. Publica em seu canal performances que assustam, pela capacidade técnica e energia. Sua bateria é pichada com frases como “rock for equality” (“rock pela igualdade”) e “girl power” (“poder feminino”), mostrando que a garota usa sua fama para encorajar outras a tocarem e, principalmente, se divertirem com a música.

Na batalha “contra” Dave Grohl, os dois tocam juntos — cada um em seu estúdio, claro — a música Them Crocked Vultures, do Dead End Friends.

Tocando descalça, Nandi esbanja energia, totalmente à vontade em suas caretas e sorrisos. Grohl, pelo menos na leitura da sua linguagem corporal, parece estar correndo atrás. Tudo, claro, não passa de uma brincadeira divertida. No título do vídeo, Bushell ainda debocha, dizendo que deu um “xeque mate” no astro.

Para celebrar o momento, a pequena compôs e lançou a faixa Rock and Grohl, potente e delicada. Sua voz infantil é encantadora. Rock é coisa de criança.

Nascida em abril de 2010, Nandi foi a artista mais nova a aparecer na prestigiada revista Modern Drummer em toda a sua história. A menina já chamou a atenção de ícones como Lenny Kravitz, Questlove e Anderson Paak.

Filha de pai inglês e mãe sul-africana, se mudou para a Inglaterra com dois anos de idade e, aos cinco, começou a tocar bateria (além de vários outros instrumentos). Em todos os seus lançamentos, ela compôs e tocou todos os instrumentos.

Voa, garota!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook