Ouça o disco Paranoid, do Black Sabbath, inteiro em covers bastante inusitados.

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Laerte Castagna conta a história do disco Paranoid do Black Sabbath e suas mais inusitadas interpretações. Aperta o play e curta o Halloween lendo a segunda edição da coluna Undercover

Poucos meses após o primeiro disco, o Black Sabbath lançou mais uma pedrada, talvez mais potente ainda, para demolir de vez com qualquer esperança riponga. Paranoid é outro clássico absolutamente perfeito da banda que tem no seu currículo pelo menos mais duas obras-primas, Master of Reality e Vol 4, além de vários outros discos recheados de hits.

Tarefa dura escolher o melhor entre seus quatro primeiros discos, como é dificílimo fazer uma versão para suas canções sem ser amaldiçoado por milhares de fanáticos fãs. Mesmo assim centenas de artistas encaram o desafio e prestam sua homenagem à icônica banda. Ainda bem, pois há dezenas de gravações de altíssimo nível para compor nossas seleções. Confira.

Paranoid in Covers – vol 1

Para se ter uma dimensão da influencia que a banda tem, basta ver a quantidade de artistas de estilos tao dispares que a gravaram. Como nessa seleção em que temos Cake em excelente versão de War Pigs, Weezer com Paranoid, o Moon Duo com a bela Planet Caravan e The Cardigans com Iron Man.

Moon Duo

Ainda temos ótimos momentos de som pesado com o stoner do Solace em Electric Funeral, o heavy prog do Cloud Over Jupiter e o sensacional punk blues do Hodja em Fairies Wear Boots Revisited. De bonus uma experimental Planet Caravan com o brasileiro Se7e.

Ouça paranoid in covers – vol 1 aqui:

Paranoid em Covers – Vol 2

Muita coisa cabeçuda e diferente do original nessa playlist. Como a veterana Alice Donut e seu punk com metais (sopros), o Dillinger Escape Plan com seu som quebrado e pesado, o punk jazz do Zu com Eugene Chadbourne e a Orange Goblin com seu stoner rock, outro gênero que não existiria sem Black Sabbath.

Zu

Além de Ether Feather em Rat Salad que já era instrumental, mais dois momentos sem vocais com a psicodelia espacial do Monkey 3 em Electric Funeral e o post rock da Paul Newman em Fairies Wear Boots. Todas muito boas!

Como bonus fique com a sensacional Paranoid em alemão pela Yeti Girls, uma Planet Caravan de 1971 pela obscura e cultuada banda espanhola Tapiman e fecha o hospício com o ISIS pondo tudo abaixo em Hand of Doom.

Ouça paranoid in covers – vol 2 aqui:

Jazzanoid! – Paranoid in Covers – vol 3

Agora é hora de relaxar ao ritmo de jazz, funk, blues e até lounge music. Tem Ruthie Foster arrasando em War Pigs, o jazz funk dos alemães do Jazzkantine, do excelente duo Hula Hi-Fi e sua guitarra havaiana sem clichês, do eletrônico com violões do Four Tet e do “two man groove machine”  The JetTricks numa deliciosa Hand of Doom.

Hula Hi-Fi

Versões mais sérias e viajantes de Jazz Sabbath para Rat Salad e o The Casualities of Jazz fechando com muita classe com Fairies Wear Boots. No bis, tome um coquetel com The Lounge Brigade fazendo Paranoid que depois o trio Bad Plus quebra tudo em Iron Man. Um must!

Prepare-se para pecar com a heresia sonora de jazzanoid e boa viagem!

Ouça jazzanoid aqui:

Pra encerrar fique com a melhor de todas, a cover original de Cindy und Bert, “Der Hund von Baskerville” (Paranoid). Repare bem no terrível Pequinês de Basquervile! Sensacional!

× Curta Music Non Stop no Facebook