Como Eloy Casagrande usou a Inteligência Artificial para se tornar baterista do Slipknot
História ganhou destaque especial em campanha da App Store
Por debaixo das polêmicas envolvendo Inteligência Artificial, existe um manto de boas aplicações que vai muito além de fazer musiquinhas automaticamente ou colocar o Silvio Santos para cantar Iron Maiden no TikTok. A ferramenta é uma ponte de auxílio em pesquisas na vasta galáxia digital, além de potencializar o aprendizado em diversas áreas. E a música, quem diria, é uma delas. Foi o que aprendeu Eloy Casagrande, o novo baterista da banda Slipknot.
A entrada de Eloy na banda estadunidense foi molhada por uma chuva de mágoas. O Slipknot demitiu o antigo baterista, Jay Weinberg, alegando “diferenças criativas”, desculpa muito usada no meio musical para disfarçar o “não te aguentamos mais”. Weinberg declarou-se “surpreso e chateado” com a demissão, e o grupo correu para descolar outro batera para cobrir o posto com urgência, já que o Slipknot tinha um montão de shows agendados. Fizeram o convite para Eloy Casagrande, que estava cuidando da cozinha do Sepultura. O brasileiro aceitou o desafio, e avisou os amigos sobre sua saída às vésperas da turnê de despedida do grupo. Naturalmente, os colegas de banda ficaram igualmente “surpresos e chateados”.
É agora que entra a IA. Casagrande tinha pouquíssimo tempo para aprender e praticar todas as músicas do show do Slipknot. Ensaiar com o grupo era impraticável. A solução foi recorrer a uma ferramenta chamada Moises, da qual já falamos aqui no Music Non Stop, que tem a capacidade de extrair qualquer instrumento ou voz de uma música já gravada. No caso, o software limou a bateria das músicas do Slipkot que serão tocadas nos shows. Casagrande então tinha em mãos todas as canções sem o seu instrumento. Bastou entrar em um estúdio sozinho, colocar o fone de ouvido e tocar por cima. A facilidade permitiu que ele encontrasse com a banda já tendo estudado todo o seu repertório, como se tivessem efetivamente ensaiado em grupo.
A urgência de Eloy Casagrande em aprender as músicas, a facilidade gerada pela inteligência artificial e, claro, a fama do Slipknot transformaram o caso em um produto de marketing usado pela criadora do aplicativo. A sequência de ensaios do baterista é contada através da Ways to Learn, iniciativa de educação da App Store, existente há quatro anos, que celebra o Dia Mundial dos Professores (05 de outubro). Desde o último dia 06, a campanha especial com o batera brasileiro está disponível na loja virtual da Apple.
Para as grandes bandas com turnês mundial em curso ficou o recado: está mais fácil se livrar daquele colega que ninguém mais suporta!