Destaques da Semana. Música baiana sublime, The Baggios, Thaíde e os melhores lançamentos que chegaram à redação
Terça-feira é dia de dar um tempo na correria para ler e conferir os lançamentos musicais mais legais da semana indicados por Jota Wagner, editor do Music Non Stop
Gostamos do novo e do independente, mas o que tem de mestres da música nesta edição da coluna nesta é de encher os ouvidos. De Thaíde a Pedro Sá, passando por The Baggios e o dream team do Rockers Control. Confira tudo, dance, ouça, leia!! Tá demais o Destaques da Semana de hoje.
Destaque dos Destaques – Tícia – Salcity
Música, letra e videoclipe primorosos!
Favela é a raiz
Quilombo marginal
Mavambo original
Com antecedente criminal
Arrepiei ao assistir ao clipe de Salcity. Produção de primeira, uma voz incrível, música fantástica e uma senhora letra. A Bahia está em tudo aqui. O sincretismo religioso, a ancestralidade africana e os corres da periferia em um videoclipe recheado de simbolismo, cuidadosamente espalhados em 2 minutos e 32 segundos de um filme impecável. O lançamento é da Batekoo.
The Baggios – Tupã-Rá
Mais dos mestres
The Baggios é, para mim, a maior banda do indie brasileiro dos últimos tempos. Além de conversar no mesmo nível com os melhores do mundo, traz uma característica importantíssima: mostra uma cara absolutamente brasileira ao estilo sem perder o apelo global. The Baggios é para rodar o mundo nos grandes festivais, desde que não se esqueça dos palcos da terra natal, claro. O novo disco, Tupã-Rá (grande nome) é sensacional!!!!!
Vito Velasso – Interminável Dança dos Sonhos
Pop Rap bem feito e com letras bacanas
Vito Velasso lança um álbum bem solar, rap made in Florianópolis, lotado de referências da música eletrônica e da MPB, sempre com um tempero reggae. No caso do gênero de Bob Marley, as referências estão mais na ambientação pop do que na estrutura propriamente dita. Disco bem produzido e letras bacanudas. Vale a audição.
Rockers Control
Trio de ouro lança disco de reggae cascudo
Um trio formado por músicos com currículo pesado faz alegria de qualquer assessor de imprensa, que tem a panela cheia para criar um release saboroso. O Rockers Control, para você ter uma ideia, é formado por músicos da gang do Crioulo e Tatá Aeroplano (Bruno Buarque), Bixiga 70 (Cris Scabello) e Karina Buhr (MAU). O som é raiz pura, cheio de camadas de hammond, naipe de metais, boa onde e paz no coração. Sacada gigantesca dos caras cantar em inglês sem fazer nada para disfarçar o sotaque português. Rockers Control entendeu a mensagem. O disco é lindo!
Viridiana – Tua, Toda
Dance, dance, dance
Viridiana é o projeto artístico da porto-alegrense Bê Smidt. Canção de pista, mas também de cabeça, com um vocal fluido e sensual. Aliás, sensual também é o videoclipe, todo trabalhado no BDSM. É legal ver como artistas têm dedicado carinho e talento especial às boas letras, não mais raro nos últimos tempos (em que temos sofrido mais, reconheçamos). Recomendo e muito conferirem o clipe de Tua, Toda.
Pedro Sá – Um
Monstrão carioca
Pedro Sá definitavamente é um monstrão carioca. Começou no Mulheres Que Dizem Sim, participou de diversos outras bandas até chegar na famosa Orquestra Imperial. Depois disso, saiu tocando e compondo para a nata da música brasileira, incluindo Tom Jobim e Caetano Veloso. Seu álbum solo segue o nível que está aí já plantado na sua imaginação. MPB altamente (altamente mesmo) experimental, com muitos toques da bossa nova. Um disco inquieto e inquietante.
Thaíde e Dada Yute – Pra Cima
Vá em frente e faça tudo o que tem de fazer
A lenda do rap nacional Thaíde se junta a Dada para lançar a incrível Pra Cima, rearranjada para festa, tanto na batida quanto na letra. Gravado no centrão de São Paulo, terra de Thaíde, o clipe é uma viagem pelo berço da cultura hip-hop. A música é parte do proeto Rap Reggae Party, onde o mestre regrava junto com a garotada clássicos do rap com a levada bombada dos sub-gêneros do reggae.
Jotadablio – Livro na estante
Rio, terra do indie rock
Primeiramente não, este não é um projeto paralelo meu. Jotadablio é carioca e lança Livro Na Estante, reafirmando a queda que o Rio de Janeiro tem para o indie rock desde quando assisti ao show do Stereolab no mítico Cine Íris, em agosto de 2000. A música, inclusive, tem bastante da vibração que rolava nesta época na cidade. Jotadablio vem de Jorge Wagner, agitado musical da cidade há muito tempo! Confira